sábado, 16 de agosto de 2008

Honra e gloria

Como as pessoas devem entender o sentido de “Honra e glória”? Palavras e letras são iguais a bactérias que se alojam na nossa mente, umas são benéficas e outras não, portanto nosso raciocínio e nossa lógica fará a seleção de que tipo de bactérias vai deixar reproduzir, e naturalmente às outras por falta de alimento mental vão morrer de fome, o ser humano desde que nasce recebe informações ininterruptamente, e de acordo como seu raciocínio vai se desenvolvendo vai selecionando as informações de acordo com seu caráter seus princípios sua maneira de ver e suas metas a atingir, nessa freqüência constante de informações entram informações benéficas e outras nada benéficas, porém o estado de espírito da pessoa é que vai selecionar de acordo com sua índole seus instintos e sua intenção que e a base o principal de seleção.
Honra e glória era e ainda é uma frase muito usada por grupos armados, sobretudo por aqueles que acreditam no poder das armas para mudar as coisas, então a honra se subdivide em lealdade companheirismo união e tudo mais. Glória está em lutar matando seus inimigos ou os aprisionando, e comemorar o sangue derramado de ambos os lados como uma glória alcançada e uma honra reparada. Por princípio é assim mas claro que a complexidade que isso forma quase sempre não tem nem honra nem glória, e sim o rugido de um tigre quando destroça uma presa, como sempre digo violência gera violência e quem vive pela espada morre pela espada, seria aceitável se só ele morresse pela espada, mas infelizmente quando morre pela espada, a sua espada já está coberta de sangue coalhado de todos seus irmãos que executou.
Nessa mesma trilha de honra e glória, temos as guerrilhas urbanas e gangues de bairros como subproduto de uma filosofia totalitarista importada de conflitos de outros países, onde a maioria dos lideres fracassaram na sua tentativa de tomar o poder pela força, e para ser franco para mim tudo se resume em tentar dominar matando todos quantos se opõem as suas idéias, e isto nunca foi inteligente apenas brutal, mas a sua meta delirante e seu grito de guerra sempre será “honra e glória” mas, que glória alcança quem morre em combate? De que adianta fazer um enterro pomposo? De que adiantam suas medalhas de bravura se está morto? Mas tudo isso com certeza está sendo vantajoso para alguém e sempre será quem não entrou em batalha, esta é a minha maneira de ver sem querer ofender ninguém, pois eu no passado fui uma das vítimas desse tipo de ideologia, e podem acreditar que enquanto o ser humano continuar se degladiando com os seus semelhantes, a Paz que se conquistar no cano das armas não terá como símbolo uma pomba branca, mas sim a cabeça agressiva de uma hiena com a boca manchada de sangue, pois Paz não é temor, Paz é confiança de que não há mais violência nem ódio ressentimentos ou sentimentos de vingança.
Vocês já notaram como é fácil seguir ideologias da violência? Mas com certeza que as famílias de todas essas pessoas assim como as demais não aceitam parte da culpa do que os filhos e filhas se tornaram ou mesmo eles próprios? Porque sempre há uma justificativa para a violência e para desrespeitar os direitos humanos? E porque depois gritam por justiça? Porque quando estão brigando no que aparentemente parece ser melhoria para uma comunidade, não se respeitam os direitos de pessoas por estas não concordar com métodos de violência? Por acaso eles são inferiores? Por que então quando essas pessoas reagem à violência usando também a violência para se defender, são chamados de agressores? Ou será que não tinham tal direito e que sua ação foi injusta? Quem define o que e ser justo ou injusto? Ter direitos ou não ter? Acredito que ninguém, porque a selvageria já tomou conta do conflito, e aí somente as armas e a loucura insana cavalgam na frente, mas e depois que tudo acaba? Quanto ódio e rancor vai continuar alimentando essa famigerada luta? Quantas perseguições serão feitas em cima dos mais fracos? Que tratamento se dará a quem perdeu a contenda além dos maus-tratos infligidos por ignorância? Será que as pessoas tem presença de espírito para ser justas? Quantos agressores entenderam que tal conflito foi um erro e que nunca deveria ter acontecido pois o saldo sempre e miséria e dor? E o que é que acontece quando os dirigentes vencedores não comprem suas promessas e se tornam autoritários? Cria-se outro conflito? Para passar por tudo de novo e ter os mesmos resultados? É porque a pessoa comum não entende que está sendo usada e manipulada para poder alcançar os interesses de seus líderes? Que tipo de cegueira ataca essas pessoas? Que loucura é essa que rompe com amizades e até com a família para lutar por uma coisa que ele não entende ou está sendo enganado? Uma obrigação sagrada? Algumas migalhas como um tapinha nas costas? Mas quando será que as pessoas vão mudar e caminhar juntas? Quando?

Nenhum comentário: