[Do gr. mystérion, pelo lat. mysteriu.]1. Ant.Conjunto de doutrinas e cerimônias religiosas que só eram conhecidas e praticadas pelos iniciados; culto secreto: 2 2.Objeto de fé ou dogma religioso que é impenetrável à razão humana: 2 3.Tudo aquilo que a inteligência humana é incapaz de explicar ou compreender; enigma. 4.Coisa ou elemento oculto, obscuro ou desconcertante; segredo, enigma: 2.5.Qualidade estranha e imponderável: 2.6.Precaução, cautela, reserva: 2.7.Conhecimento aprofundado de uma arte ou ciência, inacessível aos não iniciados: 2.8.Lit. Cada um dos 15 grupos de 10 ave-marias e um padre-nosso de que se compõe um rosário. 9.Rel.No cristianismo, desígnio divino sobre a história do mundo, especialmente sobre a salvação, manifestado no tempo. 10.Rel. Toda a doutrina cristã sobre Deus e sua ação.
11. Teatr. Composição teatral da Idade Média, apresentada em praça pública, e cujo assunto era tirado, quase sempre, da Sagrada Escritura ou da vida dos santos, ou até mesmo da atualidade histórica, e acompanhada de importante participação musical: intermédios instrumentais ou vocais, canções, coros, ruídos de cena estilizados musicalmente, e até bailados.
12.Teatr. Espetáculo teatral cultivado a partir do séc. XIV na França, na Inglaterra e na Alemanha, que abarcava, em longas jornadas, que duravam vários dias, toda a história sacra, narrando desde a queda de Adão e Eva do Paraíso até a vida de Jesus Cristo e o Juízo Final. Mistérios dolorosos. Lit. 1 Aqueles em que se comemora a oração no Horto, a prisão e os açoites, a coroa de espinhos, os passos e a crucificação, e que são rezados as terças e sextas-feiras [v. mistério (8)] .Mistérios gloriosos. Lit. 1.Aqueles em que se comemora a Ressurreição, a Ascensão do Senhor, o Pentecostes, Assunção e a Coroação da Virgem, e que se rezam as quartas, sábados e domingos [v. mistério (8)] .Mistérios gozosos. Lit. 1. Aqueles em que se comemoram a Encarnação, a Visitação, a Purificação e o encontro do Menino Jesus, e que se rezam as segundas e quintas-feiras [v. mistério (8)] .
Tudo isto e o que o dicionário Aurélio tem no se conteúdo. Nada e
Porém em que patamar está o Mistério como as pessoas costumam falar? Mas as pessoas não perguntam se tem explicação? E claro que perguntam, mas quando quem fala diz que e um mistério, que explicação vai dar? Dará uma explicação saída de sua ignorancia espiritual, ou simplesmente não dará nenhuma devido a que simplesmente desconhece o porquê e sua mente já se encontra no labirinto do medo e da confusão psíquica, mas tudo faz parte do aprendizado para limpar erros passados ou acabar por acumular mais em cima dos que já tem, tudo será de acordo com seu livre arbítrio. O equilibrio do espírito só depende dele mesmo pois o corpo apenas e a roupagem com que ele se reveste, e o espírito ou como muitos falam ser a alma, e que comanda todas as ações e pensamentos do ser humano, e tentar separar fisicamente do espiritual apenas e um desequilibrio do próprio espírito que de certa maneira está à deriva de como encontrar seu caminho.
A intolerância das pessoas não as deixa entender que quando questionadas sobre um determinado tema, se não o conhecem a vaidade diz que não vai ficar por baixo, acabam falando que e um mistério mas se recusam a dizer que ignoram o assunto ou que não sabem a resposta, o que seria mais fácil e real, porém salvar as aparências se torna vital, e isto só leva ao desequilibrio e a confusão mental geralmente de ambas as partes. O espírito quando está inquieto e igual a uma faísca elétrica que salta descontrolada de um pólo a outro aleatoriamente, e se encontra um outro igual, estas energias se perderão por simples descontrole emocional, e os resultados quase sempre são nulos ou degenerativos em termos de querer dominar o que não pode ser dominado.
Então mistérios são simplesmente o desconhecimento total do que a pessoa fala para simplesmente doutrinar, ou outro motivo qualquer que tem bases duvidosas, mas quer impor como parte de seu programa ou de sua autoritária maneira de ver, porém no entender do escritor e apenas desequilibrio e vaidade, quando não e também egolatria e fanatismo, o que só mostra a doença de seu espírito e a recusa a ser razoável consigo mesmo.
Amigos e amigas, mistérios não existem, o que está faltando são explicações lógicas e honestas, pois se não sabe diga que não sabe, mas evite embolar o meio de campo e assim evitará ser atropelado por suas palavras. Sei ou não sei, sempre será mais fácil e honesto do que um talvez ou não tenho certeza.
domingo, 3 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário