domingo, 3 de agosto de 2008

SOMOS DONOS DE QUE?

Do que é que você acredita ou tem certeza que é dono? Do planeta? De terras? Florestas, Rios ou nascentes de água? Dono de negócios? Ou o que é mais grave, dono de pessoas? Dono de agir como você o quiser? Dono para dispor de vidas? O que você é realmente acredita que e dono?
Posso discordar explicando como eu o vejo? Bom, como não houve resposta vou explicar, começando do princípio, de tudo o que você possuir ou acreditar que é dono posso te dizer que nunca passarás de um fiel depositário o que já é muito, e mais apenas de um simples inquilino com data marcada para ser despejado, todos os que se acham donos mas quando aqui chegaram já tudo encontraram e portanto não vivem uma realidade vivem um delírio, donos de terras? Por acaso você a importou de outro planeta para se considerar dono? Ou apenas ela que foi outorgada a título precário? És proprietário de florestas? Você as plantou? Criou as sementes para isso? Ou apenas simplesmente você se apropriou delas? Realmente você acredita que elas são suas para dispor como o quiser?
Quem te deu esse direito podia ter dado? Por acaso entenderás que só serás apenas um vigilante desse patrimônio? Como alguém pode entender que pode ser dono e senhor de nascentes e de rios? Porque alguém lhos deu? Entenderás a responsabilidade que é cuidar e proteger um bem que é de todos? Entenderás? Se acreditas que és dono dos teus negócios entendes que só o és a título precário? E que teu sucesso ou teu fracasso dependerá dos teus semelhantes? O que pensas que estarás fazendo se te tornares indevidamente dono de pessoas e de suas vidas? Só entenderás se voltar atrás por achar tal atitude vil e desonrosa? Ou seguirás em frente? Não conseguirás ver o tamanho da tua aberração? Ou o bom senso que te dirá para desistir?.
Se você é apenas um visitante que aqui chega, para aprender e caminhar durante o número de anos não especificado porém marcado, deverias de entender que apesar de você o querer nada do que adquiristes levarás contigo a não ser o peso dos teus erros e a satisfação do que tiveres realizado de bom durante tua estadia aqui, pois quando nos tornamos unidos e plurais, a palavra “Dono” não tem o mínimo sentido pois não passa de um sentimento de propriedade absoluta ganância e egoísmo, portanto espero que ao menos tentem entender que só evoluiremos se entendermos que tudo o que há no planeta é de todos por igual, e todos têm direito e obrigação de trabalhar por isso cuidar e proteger.

E um sonho? Não, não é um sonho, apenas temos que querer enxergar o que está à nossa frente e o quanto o desprezamos, como isso dificulta nossa vida nosso progresso e sobretudo a nossa qualidade de vida que poderia ser bem melhor da que agora temos, pois não é só alguns que têm direito a privilégios todos temos esse direito, e apesar de nosso progresso mais de metade da humanidade não têm acesso a uma vida digna porque a ganância e a prepotência de uns se sobrepõe impedindo que isso se torne realidade, e tal coisa não é inteligente nem benéfica é apenas um estado de semi escravidão mental simplesmente por nos ter medo de pessoas que não passam de monstros de papelão, e se as massas que se submetem a eles os confrontasem estas mesmas massas entenderiam e veriam apenas que dentro daqueles monstros, tem uma criança medrosa pirracenta e desequilibrada carente de carinho e calor humano, más nossa inconseqüência lhes deu o poder e deu no que deu e será assim até que se corrija tal desequilíbrio, é claro que está na humanidade inteira optar a favor de corrigir se não continuará assim indefinidamente.
A frase “sou dono da minha vida” apesar de ser corriqueira só é real em parte, por quê? Simplesmente porque você depende dos outros igual que os outros dependem de você, agora se você entender que suas idéias são apenas suas a frase estará certa mas quanto ao resto é duvidoso, você não sabe se tua agenda para o dia seguinte vai ser como você a programou ou se será completamente diferente, muita coisa pode acontecer para que sua maneira de ver e de fazer não possa ser cumprida, entendendo isto daremos um grande passo no nosso entendimento e no nosso relacionamento, e seremos mais equilibrados
Procura te conhecer primeiro antes de querer conhecer teus semelhantes, isto tem fará ser mais confiante e te mostrará teus limites e a fronteira que não deves ultrapassar, também te dará um campo mais fértil e mais seguro para expor tuas idéias e serem aceitas para poderes desenvolver e para realizar teu trabalho, ao contrário de tentar impor pois a imposição pode se tornar em um retrocesso que não tem volta, é isto não é bom para ninguém nem para você mesmo ou para quem tentares impor.

Nenhum comentário: