terça-feira, 12 de agosto de 2008

O circulo no labirinto da mente

Isto e apenas uma teoria do escritor, mas serve para tentar definir o que pode acontecer com a mente humana, quando esta se fecha em um circulo e não deixa espaço para novas idéias. O fanatismo e um fator poderoso para fechar a mente em um apertado anel psíquico, cuja ação estrangula o raciocínio e a inteligência para seguir uma idéia premoldada que o mantêm em um desequilibrio constante e surdo ao bom senso e ao dialogo. Este anel mental e muito mais presente nas mentes do que se pensa, e acostuma a ser confundido com o “stress” ou carga mental de problemas do dia a dia, porém na verdade não tem nada a ver a não ser como um veículo sugerido por terceiros, por literatura, televisão e meios diversos de comunicação, pois o “stress” debilita o raciocínio e a lógica desequilibrando e confundindo a clareza de decisão .
Na nossa vida nada acontece ao acaso, tudo tem um motivo assim como nada e acidental, mas quando não entendemos nossa reação e dizer que não há motivo ou que foi um acidente, porém o motivo está presente e o acidente acontece por que foi provocado, e todos esses motivos e acidentes quando não entendidos podem nos levar ao circulo que estrangula e limita nossas capacidades mentais e psíquicas, ultrapassar limites sempre será uma temeridade, sobretudo quando e confundida com ultrapassar metas, pois metas são projeções, e limites são equilibrio para evitar o descontrole, que e tão prejudicial a qualquer pessoa ou grupo. Mas levar em conta que muitos dos motivos que provocam “stress” são gerados pela propia mente sem interferências externas, e um sinal de uma possível recuperação autônoma, e claro que o relacionamento, o trabalho, a informação externa e o ambiente em que a pessoa vive, são elementos que podem determinar o equilibrio ou o desequilibrio mental e psíquico, sem esquecer que uma crença pode ser decisiva para equilibrar e melhorar ou desequilibrar profundamente, mas por quê? Por que cada pessoa tem seus motivos ou a falta deles, e o lado espiritual mesmo sem a pessoa perceber vai interferir positivamente se ela o usar para definir seu caminho, respeitando seus semelhantes e entendendo o valor de uma comunidade unida e igual. Porém se desprezar esse equilibrio que o quer ajudar, será um convite para as forças negativas que desconhece, mesmo que ache que conhece, e elas implantarão o caos mental em sua vida, que poderão criar seqüelas físicas e espirituais de magnitude desconhecida.
Tem tantas teorias e métodos para resolver situações de risco mental que dariam para encher uma biblioteca de uns 20,000 livros, sem contar os métodos e teorias que as religiões apresentam, e cujo numero desconheço, mas no meu entender a formula para curar tudo isso está no intimo de cada pessoa. Como assim? Analisemos, de principio a maioria das pessoas segue ou faz questão de seguir a educação ou a falta dela que os pais ou responsáveis lhes administraram, isto somado ao estatus social e as facilidades ou dificuldades no decorrer da formação da pessoa, vai apresentar um determinado valor moral e psíquico que será seu indicador no seu trabalho diário, porém somando isso a um medo intimo cuja origem pode ser de cunho religioso, político, financeiro, de relacionamento ou de afetividade alem de rejeição e outras negatividades que a pessoa vê como princípios, poderão formar esse anel psíquico que o estrangulará dificultando sua vida em família e em comunidade.
E claro que ninguém e perfeito e sem defeitos de comportamento perante a coletividade ou com si próprio, pois a perfeição pode ser uma utopia que por si só crie esse anel psíquico, mas no dia a dia das pessoas as variações de idéias, pensamentos e comportamento e as situações que se apresentam, podem afetar seu equilibrio a um ponto que a continua pressão exercida diariamente vá formando esse anel na psique, ou como uns chamam de alma, e outros de espírito. Mas tem solução? Para uns terá e para outros será difícil ou mesmo impossível, pois cada pessoa terá que reavaliar seus conceitos e suas prioridedes de acordo com sua maneira de ver e de entender, e nesse processo terá bastantes dificuldades para se encontrar, e o tipo de valores que a pessoa tem como certos podem ser os que se não forem modificados serão os que fecharão o anel.
Não tem formulas mágicas nem soluções pré-preparadas, mas tem como principio que se entender que o que está acontecendo, e não fizer nada para tentar mudar, o destruirá ou o deixará incapacitado mentalmente, isto quando não for fisicamente também, pois a vida poda nos ofuscar com suas oportunidades, mas estas podem ser por veces as armadilhas que não nos deixarão cumprir nossa missão, isto quer dizer que, o egoísmo pode sufocar e causar uma dor que só sairá quando conseguirmos romper esse anel que estrangula tudo que e bonito e positivo.

Nenhum comentário: