terça-feira, 12 de agosto de 2008

O crescimento atual

Atualmente tem tido um crescimento religioso fora do normal, tal índice de crescimento mostra o quanto as pessoas estão confusas é inseguras, tal gráfico aponta um dos motivos que é a violência nas cidades, esta violência que já ultrapassou os limites de segurança dos cidadãos se reflete no aumento de pessoas nos cultos religiosos seja de qual religião for por acreditarem que só assim estarão protegidos. Porém como sempre o equívoco está em que se entrega “aparentemente” tudo nas mãos de Deus, se censura os governantes mas na verdade as pessoas se envolvem numa covardia moral, se fecham nas suas casas e por um medo irracional aceitam as ordens dos marginais da área pois temem por suas vidas, e na ilusão de preservar suas vidas e seus patrimônios abrem mão de tudo quanto devia de ser defendido. Porém ninguém se pergunta o que o cidadão comum em vez de se amontoar dentro de igrejas ou templos pode fazer para mudar tal estado de coisas, e isto meus amigos é grave e preocupante, pois demonstram uma estagnação e um medo irracional que só leva a angustia e o desespero por não quererem fazer nada por medo e negação.
Atualmente o que mais cresce no nosso planeta são armas e todos os artefatos de destruição, além de fome, ódio, ganância, conflitos sociais, desagregação da família, drogas mortais, violência, crime, indiferença, egoísmo, desrespeito dos direitos humanos, irresponsabilidade, medo angústia e submissão, separatismo e desconfiança, entre muitos outros que poderia enumerar, mas, aonde tudo isso vai acabar nos levando? Ao paraíso cristão? Ao nirvana budista? Ou será a morada dos deuses pagãos? Tá difícil de escolher não tá? Será que por acaso no ritmo que vamos não acabaremos por cair em negros abismos, por nossa cegueira e a loucura de não querer mudar nossa deplorável condição? Deplorável?.
É exato, é deplorável porque nós falamos muito mas não fazemos praticamente nada, a humanidade simplesmente não quer assumir a responsabilidade nem a gravidade da situação em que o mundo se encontra, uma grande maioria acredita que a tecnologia vai melhorar as condições do planeta, mas como? Se é precisamente o mau uso dessa tecnologia que nos está destruindo? Qual tecnologia está purificando a atmosfera, a água de rios e oceanos?, Ou descontaminando o solo que produz o alimento? Sobre tal crucial recuperação só se escuta conversa e promessas que nunca são cumpridas, apenas vão sendo adiadas até que elas sejam esquecidas.
Nada do que escrevo aqui e novidade, porém é triste ver como as pessoas são manipuladas, e mais triste é assistir a essas pessoas ser tocadas como rebanhos de gado, e elas ainda por cima acreditarem que sua vida é boa e confortável, quando na verdade não passam de fantoches cujos princípios de vida como a liberdade e a individualidade, estão enterradas por camadas de tristeza mentiras e promessas que nunca são cumpridas. É claro que eu só posso escrever ou falar pois cada um é dono da sua vida ou acha que é, mas tal condição a própria pessoa tem que ver e gerenciar ou mudar se ela assim o entender. Muitas pessoas já contaminadas por palavras de ordem de cunho doutrinário, abrem mão da sua individualidade para seguir doutrinas que sempre repetem a mesma coisa, como se fosse um hipnotismo coletivo (o que na verdade e um hipnotismo mesmo) ficando presas em um círculo do qual na maioria das vezes não conseguem sair por mais que tentem.
Dobrou a produção de alimentos, mas porque tem tanta gente passando fome? Por que os famintos no mundo já atingem mais de um bilhão de pessoas? Porque tem tanta gente formada em Medicina e saúde básica, mas as populações não usufruem seus benefícios? Porque os povos exportam suas riquezas naturais, mas não conseguem acabar com a desigualdade nos seus países? Onde está o benefício e a soma das riquezas produzidas? Nas bolsas de valores? Porque se alguém produz 100 sacas de arroz, mas ele só acabará tendo direito a 100 g de tudo o que produziu? Que tipo de justiça social existe em alguns milhares de pessoas terem que sobreviver do que conseguem separar nos lixões das cidades? Será que é para isso tudo e para praticar tanta desigualdade que Deus nos colocou neste planeta?
O que será que nós não entendemos ainda? Porque o ser humano não consegue entender a mensagem de amor de Jesus? Será que as pessoas entendem que quando Deus falou “Crescei e multiplicai-vos” que Ele quis dizer “Crescei e matai-vos?” mas se não entendemos errado, porque cresceu o número de vítimas fatais da violência? É primeiro fazer a guerra para depois conseguir a Paz?
O que se passa na cabeça de um soldado quando pega em uma arma para enfrentar um hipotético inimigo, ele pede a Deus para que proteja sua vida, e que possa retornar ao seio da sua família? Que bondade e que justiça tem em empresas que armazenam alimentos, mas preferem destruí-los quando não são mais válidos para consumo, mas não os distribuem antes com quem não tem nada para comer? Porque será que somos tão cegos? E tão patetas? Questão de DNA? Ou ego inchado e Burro? (o lance e de múltipla escolha)

Nenhum comentário: