quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Por que choramos?

O ser humano chora por que tem sentimentos e emoções, mas a pergunta é, porque muitas vezes derramamos lágrimas? Porque choramos vendo um filme que nos toca no íntimo mas não conseguimos derramar uma lágrima quando assistimos a um massacre no noticiario ou na vida real? Choramos de emoção quando nos reencontramos com nossos entes queridos, assim como choramos de tristeza quando perdemos um deles, Mas pergunto porque choramos quando nossas vidas vão mal mas não queremos admitir que apenas seu produto é resultado de nossa maneira de ver e de fazer?
O que é que nos motiva a não querer admitir que somos apenas iguais a nossos semelhantes? O que pensamos que nós somos perante esse poder incomensurável que é o Universo? Choramos com pena de nós mesmos só porque não admitimos que nossos semelhantes possam evoluir enquanto nosso ego freia a nossa evolução? Quando nós lutamos contra o Todo porque nós não entendemos que estamos lutando contra nós mesmos? É por isso que nós choramos? Por impotência e raiva? Ou será porque nós entendemos equivocadamente que somos especiais? E nossos semelhantes não o são?
Quando estamos reunidos em um culto religioso é este nos leva por veces à emoção choramos naquela alegria de estar participando de tal evento, mas porque é que muitas pessoas quando saem desse culto para ir para seus lares ou algum outro compromisso qualquer, e passam por seus semelhantes do lado de fora e os observam em situações por vezes desagradáveis ou mesmo por não estarem bem trajados, porque essas pessoas que saem de um lugar que é para dar graças e “adorar Deus” não viram ao menos a cabeça para situações reais e só apenas os olham com os cantos dos olhos? E quando olham mesmo porque só os olham com cara de nojo ou se afastam rapidamente para não ter contato físico algum? Mas as pessoas quando estão na mesma situação de desvantagem a qual evitavam para não ter qualquer contaminação, porque choram? Por que pensam que Deus os abandonou? Será que esse choro e de arrependimento? Ou será que é magoa porque seu ego inchado está sendo colocado no seu devido lugar?
Nós devemos de chorar e derramar lágrimas de alegria de reconhecimento e de satisfação, principalmente por estarmos vivos e poder realizar nossos sonhos ao lado de nossos semelhantes. Porém quando nosso choro e nossas lágrimas não forem de alegria e satisfação, será apenas uma maneira de sentir no íntimo o quanto de carências e intolerância ainda possuímos mas não queremos reconhecer. Pois intolerância pode ser eliminada com bondade e carências podem ser resolvidas com a ajuda daqueles que nos querem bem, mas para isso acontecer precisamos ter vontade é intenção de querer mudar, do contrário nenhuma ajuda poderá fazer nada.
Chorar pode indicar muita coisa, inclusive chorar com hipocresia para enganar ou atingir um determinado fim, a mente humana em sua complexidade pode usar as lágrimas como objetivo determinado seja ele de que teor for, ou simplesmente expressar o que lhe vai na alma naquele momento, mais devemos de lembrar que tem pessoas que apesar de sentir uma tristeza profunda, ou uma alegria verdadeira, não conseguem chorar, e muitas vezes este tipo de pessoas e interpretado como pessoa fria sem sentimentos ou emoções, ou então que tem gelo nas veias em vez de sangue, porém estas são opiniões de pessoas que querem determinar como seu semelhante deve de se comportar ignorando os sentimentos de cada um, mas sempre exaltando os seus.
Este autor que agora escreve estas linhas já chorou de raiva de impotência e de revolta, porque na maioria das veces não conseguia entender a situação em que estava envolvido, mas acabou aprendendo algumas coisas essenciais com esse emotivo sentimento. Tudo que nos acontece na vida tem uma razão de ser e quando nos damos lugar à razão e a lógica freando as nossas emoções, nossas vidas ficam mais ricas e mais equilibradas com esse aprendizado, e quando entendemos nos aproximarmos cada vez mais de nossos semelhantes pois passamos a entendê-los melhor e com mais tolerância. O ser humano perde muito tempo se agredindo mutuamente geralmente pelas razões mais bobas e infantis quando um simples diálogo poderia resolver, mas esse sentimento chamado Retaliação que atinge mesmo pessoas equilibradas e conscientes esta presente, a Retaliação é um sentimento poderoso de vingança e raiva misturados com frustração e primitivismo, que quando se manifesta bloqueia a razão e a bondade quase sempre nos levando a usar algum tipo de violência para satisfazer nosso ego, portanto devemos de tomar cuidado pois este sentimento pode destruir aquilo de bom que nos motiva, e pode provocar dor, e quando recuperarmos a razão seus efeitos no nosso íntimo podem-se tornar arrasadores. Coloquemos sempre um limite que não venha a prejudicar tanto a quem disciplina quanto a quem é disciplinado, pois depois do ato praticado pode ser que não tenha mais volta. Quando nós ajudamos, evoluímos, quando atacamos apenas caímos na escuridão da intolerância que tudo destrói de bom nas pessoas.

Nenhum comentário: