segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O que e modificar?

A palavra modificar, pode ser entendida de inúmeras maneiras na aplicação física, de uma idéia ou um trabalho que não corresponde ao sentido original que se esperava, ou a outro assunto qualquer. Modificar quer dizer alterar a idéia original de qualquer coisa, seja um recado, um aviso, um texto, uma palestra, uma doutrina, uma lei ou mesmo um princípio.
Nas chamadas “doutrinas espirituais” modificar e alterar é uma coisa muito comum a todas elas. Mas, por quê? Por muitas razões mas como enumeralas seria cansativo e repetitivo, assim escreverei apenas a maneira como vejo, a luz da minha razão e meu descompromisso com quem quer que seja. Falarei aqui sobre a doutrina espírita sem nenhum sectarismo, e por uma razão simples de que acredito que até agora ainda não foi criado um dogma ou um patriarca absoluto, apesar do kardecismo tentar esse tipo de modalidade, mas se isso acontece não tem nada a ver com as perguntas e raciocínio que aqui escrevo, portanto entenda-se que não quero modificar coisa alguma cada pessoa segue aquilo que quiser. Como já falei e escrevi em outros capítulos o maior engano das diversas correntes e doutrinas espíritas, é a absurda competividade entre os seguidores de uma mesma linha e da guerra silenciosa para com outras linhas de pensamento, o que indica infelizmente que está animosidade é retribuída, o que gera uma distorção negativa que acaba afetando a todas as pessoas que precisam de ajuda ou conselhos espirituais.
Eu entendo a “realidade espírita” atual muito dividida, e o fator sempre foi e continuará sendo a não observância dos princípios dados por entidades espirituais iluminadas, as quais passaram de diretrizes no apoio e desempenho evolutivo a simples assessores de plantão subordinados a todo tipo de idéias e conceitos dos chefes da casa centro ou terreiro. Naturalmente que é um equívoco grave pois nenhum Espírito Iluminado pode ser comandado, e se as condições não forem propícias para o trabalho eles não se farão presentes, daí se deduz o que? Quando a luz está ausente a escuridão está presente, e acreditem que por mais que tente ser explicado à influência da escuridão não permitirá, e é aí que a coisa vai declinando para algo que não tem nada a ver com trabalho espiritual de ajuda e muito menos de cura. Mas porque isto acontece se tem tanta informação disponível? Ter informação disponível tem, mas uma informação espiritual de fonte segura e honesta só pode ser transmitida a um médium que tenha certas qualidades básicas, uma das quais é entendimento outra é honestidade que se juntam a escolaridade e experiência de trabalho, tudo isto junto forma uma idéia positiva e esclarecedora que não permite interferência externa seja lá de quem for.
Mas como isso infelizmente e coisa rara, ou o médium não entende ou o que é mais grave entende e distorce a mensagem que já foi corrompida, e se esta não for avaliada por uma pessoa responsável e conhecedora, a mensagem cada vez ficará mais corrompida e mais confusa. Entenda-se que espíritos de luz por princípio de respeitar o livre-arbítrio não irão desmentir o médium, apenas silenciarão e se afastarão e nesse ponto vulnerável é que os espíritos sem luz tomam a frente usando tudo quanto é artifícios para se firmar, e assim poder conseguir seus propósitos, claro que a vaidade humana não vai reconhecer que a propriedade foi tomada por forças estranhas, mas é precisamente aí que mora o perigo pois a vaidade junto com a cegueira espiritual vai produzir miséria e escuridão, e sair dessa condição na maioria das vezes e uma tarefa desgastante e difícil. Não querendo fazer graça nem trocadilho, isso pode ser comparado a “Pague para entrar, e reze para sair”.
Frequentemente falo isso com todo tipo de espíritas e os que não o são também, mas há algum que se interesse? Se tem desconheço, pois até hoje ainda não tive retorno de nenhum, o que me leva a acreditar sem surpresa alguma que a coisa está mais feia é complicada do que se imagina, Mas vejo com freqüência as pessoas falarem e reclamarem que tal igreja não dá certo que o centro espírita explica coisas que só mesmo quem fala talvez entenda, que as sessões porque passou não deram em nada que todo mundo só quer divulgar uma doutrina e como deve de ser seguida mas não se importam com os problemas dos outros, ou o que é pior talvez não os entendam é disso tudo se tira a conclusão é que as pessoas ficam revoltadas, magoadas e desconfiadas quando alguém fala a respeito. Entendo por que eu vejo isso quando ajudo alguém e ele alcançou um benefício à pessoa passa por mim desconfiada de que eu vou abordá-la para pedir algum pagamento, pois a pessoa está tão machucada que não consegue entender que foi ajudada como um ato de solidariedade e justiça.

Nenhum comentário: