A palavra “Respeito” pode ser entendida de várias maneiras, respeito por si próprio, respeito pelo próximo, respeito por idéias ou crenças, enfim, o respeito poder ser por inúmeras coisas ou motivos, esta palavra pode ser dita ou falada com reverencia, com firmeza, com honestidade, ou simplesmente como uma maneira de concordância por oportunismo ou por outra maneira qualquer onde é falada, mas na realidade intimamente não há a intenção de respeitar, esta condição acontece muito em debates ou discussões em que a pessoa ou pessoas declaram respeitar o oponente, mais no íntimo querem sobrepujalo (os) precisamente por não respeitar nada do que o oponente fale.
A palavra respeito pode ser manipulada de muitas maneiras, pois a bem da verdade o que uma pessoa pensa é uma coisa, é o que ela fala pode ser completamente o oposto, vai todo da posição de cada um, realmente não há maneira de saber se e ou não é, pois a arte da dissimulação na maioria dos contatos humanos está presente por um sem-número de motivos, e quase sempre são de defesa ou interesse mas também pode acontecer que seja um sentimento verdadeiro, entendendo-se que cada caso é um caso e cada pessoa tem a sua maneira de ver de se expressar e de entender.
É muito comum ver que as pessoas na sua maioria mas não respeitam nada nem ninguém porem sempre exigem respeito com elas, nos filmes norte-americanos os quais fazem questão de usar uma apologia do crime porque acham isso muito normal e de certa maneira ético, pois acredito que quem assim pensa tem mente de criminoso só que se oculta por trás de uma câmera, podem notar que alguns criminosos no meio da trama lhes é perguntado por que faz ou fez aquilo com outro criminoso, e ele responde que o cara não tem respeito por ele ou coisa parecida e como isso corre mundo.......... Acaba no que vocês vêm aí, mas o pior de tudo não é isso o pior é que as pessoas ainda comentam e dão razão ao criminoso porque ele foi “Legal e certo” vendo de essa maneira queremos o que? Que se pode dizer quando a vítima aplaude o agressor?.
A palavra respeito é muito usada em conversa como pergunta ou como parte do assunto “A respeito de que você está falando”? Isto te diz respeito? Quero conversar com você a respeito de... E por aí afora, a palavra se encaixa numa série de assuntos entre pessoas, o que não tem nada a ver com ter respeito por si próprio e pelos outros no sentido certo da palavra, o respeito que entra em um diálogo ou em qualquer coisa pessoal ou não, é uma base de pessoas civilizadas e educadas, pois o respeito não entra em discussão ou debate apenas no diálogo, pois quando o debate se faz presente o respeito pelo oponente perde parte de seu sentido pela própria condição de que, não pode se respeitar uma idéia que se acha errada e que no debate tenta-se mudar, então nesse campo o respeito é apenas para evitar agressão verbal, mas é difícil você debater não concordar e assim mesmo ter presença de espírito para respeitar qualquer idéia que não for a que você defende, mas naturalmente que toda a regra tem exceção, mas se fosse corriqueiro não haveria tanta intolerância como tem atualmente.
Respeito pode ser tudo isto, mas o que é desrespeito? Entendesse por desrespeito o valor negativo do respeito senão vejamos: Não aceitar idéias de outrens expondo-as ao ridículo além de uma humilhação a pessoa é um desrespeito total. Filhos não respeitar os pais pode ser ou e o reflexo das atitudes deles ou uma falha grave na educação, o que leva a um desrespeito de ambos os lados que fatalmente acabará por se estender a todo o círculo de pessoas com as quais tiverem contato e isto acabará por marginalizá-los, o mesmo serve para quem critica crenças, realizações alheias, metas, maneira de viver e tudo mais que se segue.
Onde o desrespeito se transforma em inveja despeito é intolerância total por pura ignorância, ou mesmo impotência de não poder mudar as coisas como ele as vê, e isto muitas vezes é agravado por um sentimento da chamada “teimosia” de não querer parar com tal atitude, insistindo até conseguir desestabilizar a pessoa ou pessoas alvo de sua própria idéia distorcida, que lamentavelmente se transformou em um fanatismo fixo o qual não passa de um sentimento destrutivo a qualquer custo, isto e realmente um desrespeito agravado por ignorância e intolerância de pessoas que mesmo não o sabendo se tornaram sociopatas e daí para a violência é apenas um passo, mais também é necessário entender que tal tipo de atitude quase sempre é de origem espiritual, e que naturalmente só o verá dessa maneira que entender a origem e as causas do porque tal atitude acontece.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário