quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Para quem quer entender

Quando alguém quer entender seja lá o que for vai ativar naturalmente sua memória, sua inteligência, sua lógica e seu raciocínio, porém uma coisa importante é analisar os 2 lados do tema apresentado ou falado para não ter entendimento errado e evitar ser parcial. Como as pessoas vêm as que consomem bebidas alcoólicas? Será que existe alguma intenção de controle dirigido sobre essas pessoas porque quem não bebe acha errada é essa prática deve de ser corrigida? Porém as pessoas que consomem bebidas alcoólicas mas não perturbam nem influem na vida dos outros devem de ser corrigidos? Com que direito as pessoas se propõem a fazer tal coisa? Podemos pensar que é autoritarismo? Ou é o sentido religioso? O que leva umas pessoas a querer modificar as ações de outras? Porque as pessoas condenam mas só querem ajudar se for nos seus termos? A pessoa ou pessoas que querem ajudar não tem defeito algum para dar termos na sua ajuda? Esse tipo de pessoa sem defeito existe? Se tem alguma, acredito que seja um ser de um mundo mais evoluído, e por essa mesma condição não se meteria em tal assunto nem em nenhum outro, daí se pode deduzir que é apenas coisa nossa e naturalmente uma maneira de dominar nosso semelhante querendo lhe impor regras a ser obedecidas.
Quem quer entender quando liga sua televisão no noticiário, aparece o tempo e até a temperatura em uma série de cidades do mundo inteiro, por quê? O cidadão comum está interessado ou preocupado no que está acontecendo em termos de temperatura na Alemanha ou Cingapura ou no oceano pacífico sul? Acredito que não, então se não está interessado porque é tão divulgado? Bom, industriais comerciantes e classes privilegiadas que viajam constantemente precisam saber que tipo de vestimenta vão usar para os lugares aonde vão viajar a fim de evitar desconforto de frio ou calor desses lugares, nós não precisamos de tal informação, porém como não temos poder econômico para viajar pelo mundo a informação continua a serviço dos poderosos. Mas porque é que isso acontece? Na minha maneira de ver apesar de tudo que seja falado contra, é porque nós não somos matéria de notícias e nosso lucro para os meios de comunicação segundo eles, deve de ser desprezível. Porem na verdade aqueles que não contam são sua base de sobrevivência e existência comercial,
Para ser franco pergunto, o que você pode fazer por outros países e seus conflitos, quando não consegue fazer nada para resolver os conflitos de seu próprio país? Porque os meios de comunicação falam tanto nos problemas internacionais que são coisas que esses países devem de resolver, mas esquecem dos sofrimentos da população de seu país de origem, e quando lembram é com idéia de puro sensacionalismo? O drama de uma família em dificuldades é descartada enquanto os problemas de classes privilegiadas é anunciada aos 4 ventos por quê? Será que é porque são diferentes dos demais? Ou será que a por pura submissão? Você quer entender que alguma coisa está errada? Qual é o valor do poderoso perante aquele que não é? O poderoso é um ser superior? Ele por acaso é dono da vida dos outros? Afinal, de onde que vem essa diferença? Como você pode entender 2 pesos e 2 medidas? Como justiça ou como injustiça? Como liberdade ou como escravatura?
Se você consegue entender a diferença, porque da poder aquele que não deveria de ter? Será que você não sabe governar sua vida? Nasceu para ser capacho? Afinal qual é a sua idéia de evolução para melhor? Será que dá para explicar? Ou apenas se abstêm de votar? Será que por acaso você é um daqueles que fala “Em briga de cachorro grande vira lata não se mete”? Se pensar desse jeito, e repito, se por acaso venha a pensar desse jeito sua auto-estima e seu amor próprio está na altura do um capacho de porta de residência (sem querer ofender ninguém) temos uma inteligência mas por que será que a maioria das pessoas não a usa corretamente? Será que é uma questão de cultura? O será de formação? Por que tantas pessoas agem parecidas com aquelas equipes que escalam as montanhas do Tibet?
Você tenta escalar o pico do Himalaia para que? Para ser um herói? Herói de que? Porque se chegar no cume Você venceu a montanha? Porque ela diminuiu de tamanho ou fica humilhada? E as partes do seu corpo que ficando gangrenadas tem que ser amputadas? São medalhas ou ferimentos de guerra contra uma orgulhosa montanha? E aqueles que não possuem recursos para continuar vivendo e por ficar aleijados passam a não ser incluídos no mercado de trabalho, apelam para a caridade alheia? Ou se drogam e acabam cometendo o suicídio? Afinal de contas qual é a glória de fazer tal estupidez? Viver no limite perigosamente? Adrenalina?
É verdade que gosto não se discute, e cada um faz da sua vida o que quer, mas francamente, na minha maneira de ver isso é coisa de homens das cavernas, homens e mulheres inteligentes não precisam nem tem porque provar nada para ninguém, mas quando as pessoas são induzidas todo pode acontecer, principalmente com quem ainda não conseguiu equilíbrio suficiente para dar valor à vida. Então a questão é que todo muda para quem realmente quer entender pois quem não entende acaba sempre tendo esse tipo de coisa como o clímax de vida, para que? Realmente não sei, mas e uma atitude preocupante!!

Nenhum comentário: