quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Por que a rebeldia dos jovens?

Este tema acredito que seja debatido e estudado por milhares de profissionais no ramo, alem de ser tema em escolas, grupos religiosos e departamentos governamentais entre outros, mas sendo eu pai e avô adquiri uma experiência pessoal ao longo desses anos de relacionamento, mas como comportamento não e coisa sómente de especialistas, darei minha opinião e maneira de ver ao que muitos dizem ser coisa de jovens, mas a meu ver tem muitas coisas implícitas e mal resolvidas, que muitas veces são deixadas de lado por se entender de pouca importância ou somente passageiras, porém o que para os pais ou responsáveis assim como a psicólogos são apenas fases, para os jovens tem na maioria das veces uma importância decisiva no seu comportamento futuro.
Fala-se muito em choque de gerações e em irresponsabilidade juvenil, mas na verdade mais de 80% de esses comportamentos dos jovens são gerados pelas famílias em que vivem, e pela maneira de como são tratados pelos responsáveis e pelas comunidades onde moram, a começar pelos pais que na sua grande maioria não tem a mínima idéia de como educar, e assim a substituem pela educação que eles receberam de seus pais ou responsáveis, mas como as coisas mudam de uma geração para outra, “as heranças dos antigos” (avos e tios e amigos da família) na maioria das veces e aplicada com resultados medíocres e nada inteligentes, pois a começar pelas famílias e seus descendentes, a lei que costuma imperar e de que os menores tem por obrigação obedecer sem questionar, e tal atitude e equivocada alem de provocar reações de raiva nos jovens, mas isso e apenas uma faceta do quadro.
Os castigos que crianças e jovens recebem na sua maioria são abusos de violência física, onde as crianças são as maiores vitimas por não poder-se defender, e as crianças de pais evangélicos e alcoólatras são as que mais sofrem, umas por severidade da religião que dizem praticar, e outras por desatino de bêbados recalcados, mas certas políticas publicas também participam desses desequilíbrios, pois quando interferem e muito raro que a família seja pesquisada advertida ou penalizada como agressora dessas crianças, e apelar para a pobreza ou falta de recursos e uma saída estúpida para querer explicar a falta de amor e proteção que os pais não receberam, e agora querem e fazem essas violências com seus filhos. Isto e vergonhoso e preocupante pois e uma endemia social que atinge todas as camadas da sociedade, é parece que as pessoas fazem questão de não ver ou ignorar por não querer se envolver.
Porém tudo tem suas conseqüências e o que agora se deixa passar no futuro será nosso pesadelo, pois as hoje crianças serão em alguns anos adultos com seqüelas morais e físicas de todo tipo, como as pessoas em regra gerais são fruto do meio em que vivem, podemos imaginar o volume de sentimentos distorcidos dessas vitimas involuntárias, mas pergunto? Será que tem solução? Não sei pois não sou sociólogo, psicólogo ou psiquiatra nem vivo de tal trabalho ou exerço influencia nesse sentido, mas tenho raciocínio, lógica e equilibrio para entender e ver quando as coisas se deterioram pelo que dizem ser “falta de tempo, ou não e comigo”, porém só quem sente os efeitos do descaso e que sabe como dói, mas entendam que este escritor não condena nem defende os procedimentos alheios, apenas os expôs segundo ele os entende o que e um direito dele e ninguém e obrigado a acreditar ou seguir.
Como pai nunca tive a pretensão de ser perfeito, tive minhas dificuldades e cometi meus erros, mas tudo se aprende e sobre tudo a melhorar o relacionamento familiar quando se quer melhorar mesmo, o que não e o caso de certas famílias que estão mais ocupadas em opiniões alheias e em ganhar dinheiro, e isso cobra um tributo alto aos filhos que ficam na maioria das veces entregues a terceiros ou a propia sorte, pois os pais parece que não sabem ou não querem entender que os filhos não são propriedade particular deles, mas sim os filhos são seres humanos que são dependentes de seus pais ou responsáveis e ninguém tem o direito de maltratá-los ou submeter a humilhações que só vão alterar suas personalidades das quais no futuro as famílias irão sofrer os efeitos.
Tem maneiras simples de cortar essas distorções, e uma delas e em primeiro lugar deixar as crianças ser crianças, amá-los sem exageros mas com bondade e carinho, saber respeitalos para que eles entendam o respeito para com os pais, não lhes colocar medos idiotas para controlá-los, mas sim ser equilibrados na hora de aplicar disciplina, sem ser rígido ou benevolente, mas sim firme na decisão tomada pois isso e educar sem abusar da força, fazê-los entender sua condição de protegidos e saber limitar e dirigir suas liberdades dando-lhes limites para seu próprio beneficio e evitar cometer o erro de lhes dar prêmios por cumprir suas responsabilidades de acordo com suas Idades, pois isto evitará vícios e entendimentos errados que e o que mais acontece infelizmente, outro erro e querer que os filhos sigam os passos dos pais, pois isto pode ser no futuro base de desentendimentos e de brigas, porém acredito que guiá-los para consolidar suas idéias seja bem mais frutíferos, mas quando não houver condições de ordem material, procurar fazê-los entender as dificuldades e as limitações para evitar revoltas que poderão criar desvios de personalidade.
Nem sempre querer e poder, mas se esforçar para conseguir mesmo que falhem não será motivo de se sentirem derrotados e desiludidos, apenas lhes dará mais motivação para se reagrupar e seguir em frente. E claro que escrever isto tem um sentido para muitos que irão ler como uma coisa que poderá ser difícil de fazer, mas deve ser entendido que cada um tem que procurar suas formulas, pois são eles que vão lidar com o problema se houver algum, porem pedir ajuda e um bom motivo para entender que ninguém e todo auto-suficiente, e entender que as pessoas deveriam umas se ajudar as outras para ter mais equilibrio e resultados mais positivos, que por falar nisso e uma pratica em extinção infelizmente.
A rebeldia dos jovens pode ser causada por deficiências graves na sua educação, pois as propostas de adultos se chocam com suas idéias ainda em embrião, e isso somado a propagandas tendenciosas vão derivar em ações de protestos e culto a ícones, que na sua quase totalidade são de índole guerreira ou totalitária. Dando como alguns exemplos ícones mortos ou vivos ainda, em que os jovens não questionam seus atos mas seguem suas idéias as veces sem razão alguma, mas que são propias a seus caracteres combativos e repentinos. Por quê? Porque ainda não sentiram na propia carne os efeitos maléficos que essas mensagens transmitem, e que são calculadas cuidadosamente para influir e criar violência para atingir o poder. Um caso clássico e Ernesto Che Guevara um mito elevado a herói continental, mas não por salvar vidas o que era sua profissão, mas sim por destruí-las para firmar uma teoria mortal de uma pessoa que se perdeu em sua loucura, mas os jovens querem dar vazão a sua agressividade e as suas decepções familiares, e se agarram a bandeiras sem sentido algum, ou seja, são defensores de causas perdidas ou desacreditadas, mas fazem parte de seu eu animal ainda por domesticar.
Os jovens são a maior riqueza de um pais, e cabe a nos todos adultos com muita ou pouca experiencia conduzi-los nas suas responsabilidades para com eles e seus semelhantes, e toda as teorias em contrario apenas servirão para criar desequilibrio e caos, mas se não acreditam esperem para ver e sentir quando não terá mais jeito de reverter, pois nesse ponto nem o Criador irá interferir apesar de tudo que se diga em contrario, pois Ele não interfirirá no livre arbítrio só por que as religiões querem, ou mesmo os imbecis de plantão, pois falar e uma coisa, agora demonstrar e provar e muito diferente mesmo. Evite que o medo te domine e pense por si próprio.
Na minha juventude de 16 anos eu era defensor de Adolf Hitler, por quê? “Por que meu lado animal ainda não sabia o quanto esse personagem era nocivo, mas para minha felicidade ou meu castigo, acabei descobrindo o quanto tinha de loucura do lado alemão, e quanto tinha de mentiras e hipocrisia do lado dos “coitadinhos” judeus”. Se o holocausto foi vergonhoso, a covardia e consentimento dos judeus também foi ate mais do que vergonhosa, por quê? Leia e pesquise sobre historiadores independentes que encontrará respostas. Mas falando serio, o que você espera de um povo que faz questão de afirmar que e o “povo eleito de Deus?” Compreensão? Tira teu cavalinho da chuva se não vai pegar uma pneumonia e vai virar “farelo”, será que ainda não vistes o lago de sangue que nunca coagula na chamada “terra santa”? Ou será que não entendes tanta ferocidade e loucura? Bíblia? Torâ? Mas, e teus semelhantes? São teus irmãos ou acidentes de percurso? Deus por acaso e parcial?.
Nós quando queremos ou fazemos questão, somos muito retardados mentalmente, isso nos beneficia? Essa sempre será uma duvida cruel, pois se diz que pinto só está feliz quando está num monte de lixo, mas lixo emana mau cheiro, e pergunto? E mau cheiro que você quer espalhar? Não entendes que de acordo com o que distribuir e que ficarás com o cheiro ou o perfume em tuas mãos? Qual e o problema? Gostas de lixo ou gostas de flores? Gostas de plantas normais ou tens tendência a gostar mais de plantas carnívoras? Meu camarada, qual e realmente a tua praia? O que pensas que conseguirás sendo apenas um solo? E bom apreciar que não temos tudo o que queremos, mas amamos tudo que temos, pois a dádiva de se doar de acordo com as possibilidades sempre será um ponto positivo na construção de um futuro mais justo alegre e sereno. A luz cria, a escuridão cega, o que escolhes?

Nenhum comentário: