quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Por que tem tantas pessoas ambivalentes?

Ambivalentes são pessoas que em determinadas situações tem emoções e sentimentos opostos, e por seu caráter apresentam dois valores antagônicos ao mesmo tempo.
Um grande número de pessoas em todas as classes sociais acostuma a ser ambivalentes sobre tudo quando recebem informações, seja através de órgãos informativos em televisões rádios jornais revistas ou eventos, ou seja também através de conversas e outros meios particulares por eles (as) ouvidos ou falados, é isto se torna mais normal quando as pessoas não param para raciocinar ou ainda não sabem como fazê-lo, também pode ser por falta de instrução escolar ou por opiniões já formadas, ou mesmo sendo doutrinados para reagir somente em uma direção, o que os leva a julgar sem analisar do que veja, leia, ou seja falado, sem se importar se e verídico ou apenas um boato para criar confusão, o que geralmente é muito comum quando as pessoas já estão com preconceitos formados, ou simplesmente por não entender, ou mesmo por não querer entender.
As pessoas que emitem opiniões sem base e sobretudo quando exercem cargos importantes no cenário internacional não são só ambivalentes, são também tendenciosas e de certa forma arrogantes por emitir suas opiniões sem se importar com as conseqüências que podem vir a causar, um exemplo disso está na declaração de um secretario para assuntos de alimentos da ONU declarar que “os bio-combustiveis são um crime contra a humanidade”(??) mas ele se baseia em que? Que uma nação como o Brasil (por exemplo) deve de produzir o que esse individuo entenda que é? Se ele diz que prejudica a produção de alimentos, por acaso o pais dele e o primeiro a doar 50% de seus alimentos, e outro tanto de remédios e material agrícola para os países carentes? E isso? Se não é, porque essa declaração simplória e pateta? Egolatria? Despreparo? Ou será que pratica o “nerdismo”? Pode ser que seja apenas impotência de ver que certos países não aceitam ser obedientes a coisas que no passado eram ditadas e obedecidas sem discussão por aqueles que se denominavam “senhores do mundo”, mas para sua desgraça eles agora não são mais, mesmo isso sendo duro de engolir e doloroso de aceitar, mas hoje é uma realidade que veio para ficar.
Alem disso por que países como a China e a India que juntos somam aproximadamente 2500 milhões de habitantes não reduzem suas populações para evitar a fome? Se tivesse 1250 milhões de pessoas a menos e os recursos fossem realmente dirigidos a alimentar em vez de fabricar armas bombas nucleares e todo um arsenal de armas e equipamentos só para matar e destruir, teria tanta miséria? Mas porque não se faz? Misssssteeeeriooooo!! Tal atitude não e ambivalente? Por que não se acaba com o trafico de drogas que já se tornou uma gangrena mundial? Onde está o tal poder dos países que gastam bilhões e recursos que poderiam ser benéficos para muitos, mas os resultados indicam que cada dia essa gangrena aumenta mais enfraquecendo governos e comunidades? O que realmente as pessoas estão evitando de ver? Será a amvibalencia de que se aceitar será ruim, mas se não aceitar correrá risco de vida? Mas aceitando que vida e essa? Vida de omissão medo e angustia? E isso é viver?
Infelizmente a ambivalência produz essas distorções e desequilíbrios que acabam por prejudicar a todos sem distinção, sejam os autores ou as vitimas precisamente por não poder ser controlada ou de difícil controle mesmo que se pense que pode se-lo, mas se quiserem uma explicação mais de acordo com a maneira de entender do autor, a ambivalência não passa de uma falha do espírito o qual é constantemente indeciso, e isto pode se tornar em uma ferida psíquica que se não for corrigida terá seqüelas desagradáveis.
A ambivalência e um verdadeiro desastre quando em pessoas que trabalham em poderes decisórios de seus países ocupam cargos que podem mudar a vida das pessoas, a exemplo: cargos como juízes, advogados, e autoridades ligadas a esse mister, assim como na área social onde as decisões são cruciais para um desempenho equilibrado, o que atualmente parece estar à ambivalência acontecendo com muita freqüência, e isto acredito que seja por falta de fiscalizar ou por não poder fazê-lo, o que vai acabar corrompendo o sentido e o espírito do que foi determinado para favorecer a todos, mas acaba por não favorecer mas só prejudicar.
Isto e um dilema que aqueles que têm a responsabilidade de disciplinar deveriam observar tal distorção, pois infelizmente alguns ou talvez muitos não achem ou creiam necessário fazer, o que complica ou vai complicar o sistema para pior afetando a vida de muitos com prejuízos físicos e morais desconhecidos mas sempre ruins.
Chamo a atenção do leitor para que não veja este capitulo como uma critica política, pois não o é, pois tudo escrito neste tema e apenas uma opinião e uma maneira de ver do autor e nada mais do que isso, os exemplos são apenas para ilustrar o tema escrito e servem apenas para ponderar, mas nunca para debater, pois isso e competência de quem tem autoridade para tanto.

Nenhum comentário: