Realmente precisamos de um líder para nos guiar na vida e em nossas ações? Mas para liderar o que? Nosso trabalho? Não bastaria um instrutor para orientar e coordenar? Por que devemos acatar as ordens de um líder e seus conselheiros sem nosso aval? Onde está o equivoco? E porque aceitamos mesmo sendo de idéia contraria a nossa? Lealdade, obediência e submissão? Ou falta de coragem para desobedecer se houver injustiças e autoritarismo? Por que um líder precisa de um palacete? Uma casa confortável não serve? Por que um líder tem que ter um poder total que e igualmente de todos seus seguidores? Por acaso uma humilde igreja do interior e diferente de uma imponente catedral? Um humilde sacerdote isolado em uma pequena comunidade e diferente de um cardeal? O que essa imponente construção e essa hierarquia têm de melhor? Então por que um líder tem que ser a catedral ao invés de ser a igrejinha do interior? Desigualdade de poder? São as regras? Não será ambição? Porque os lideres quando atingem o poder Maximo se afastam gradativamente do povo que os colocou no poder?
Se nós entendêssemos e cumpríssemos com nossas obrigações e nossas responsabilidades unidos com igualdade trabalhando todos para todos procurando sempre melhorar nossa qualidade de vida, precisaríamos de lideres? Precisamos de obedecer quando isso nos prejudica com medidas injustas e autoritárias? Que beneficio nos traz em enriquecer uma ou varias pessoas, que na verdade não distribuem essa riqueza para melhorar a vida de seus semelhantes? Afinal não e com o esforço de quem produz que se mantém o progresso? Mas porque essa riqueza fica retida nas mãos de grupos que só vão adquirir um poder, o qual deveria de ser comunitário para diminuir desigualdades gritantes? Os poderosos se esforçam para banir esses abismos sociais? Se aceitamos esse tipo de vida, porque reclamamos que e injusto? Porque o poder econômico dá vantagens aquém o possue em detrimento de quem não tem meios suficientes para ter um atendimento decente? Só as classes privilegiadas tem sangue vermelho nas veias? (ou como dizem os mais arrogantes “sangue azul”?) Mas se tem sangue azul já repararam que esse sangue indica uma grave disfunção que afeta diretamente os pulmões e leva a morte? É e isso que os faz ser melhores do que os demais?
Porque será que o ser humano só se sente confortável quando e mandado por alguém que se diz superior? Faz parte de ser rebanho? E assim mesmo? Não adianta remar contra a correnteza? Mas que correnteza e essa, e por que tem que ser assim? Por acaso quem te manda e melhor do que os demais? Quem desenvolve um projeto e natural que tenha certos privilégios, mas abusar sendo ganancioso e desigual e certo e aprovado? Por acaso sem o trabalho dos outros teria esse virtual poder que ele mesmo se confere como titulo e bens? Acreditamos que teriam? Ou as coisas estão há tempo demais mal divididas? Se quem trabalha e ajuda a criar riqueza pedir uma pequenina parte de essa riqueza para com satisfação poder produzir mais, e tachado de reacionário e outros nomes mais feios? Mas isso e porque quem pede está errado, ou o egoísmo deles já entrou em delírio? Em parte sim, mas o maior e sempre intransponível problema, e que quem trabalha se deixa seduzir pela conversa mentirosa de parasitas invejosos que tudo querem destruir, e isso cria desequilíbrios que quase sempre acabam em conflitos violentos e não resolvem coisa alguma, ao contrario, só dificultam mais e mais o entendimento e criam retaliação e miséria.
O ser humano por uma serie de motivos muito mal explicados, ainda usa a violência para resolver suas diferenças com seus semelhantes, mas as diferenças não se resolvem pela força, elas só podem ser resolvidas pelo dialogo e pelo bom senso aliado ao poder de saber dizer não, quando quem detem o poder se recusa a entrar em acordo de igualdade, e enquanto o medo de perder um idiota status dominar ambos lados, nada que preste surgirá, mas com certeza que o analfabetismo aumentará e o crime também, e depois? Vamos nas igrejas para pedir a Deus que destrua nossos “inimigos”? será que alem de errados somos patetas? Quando será que vamos aprender a ser iguais? Quando? Na hora de morrer? Mas aí vai adiantar? Vai? Tem certeza? Olha........!!!
domingo, 3 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário