sábado, 13 de fevereiro de 2010

Guerra contra o desconhecido?

O sentido do Desconhecido neste capitulo, é uma maneira de ver como ou por que pessoas lutam contra o que desconhecem, mesmo sem entender o que fazem. Isto ocorre muito em literatura, religião, doutrinas, comunidades e fóruns de cunho global, (entre outros) sendo que tem um elemento nesse meio de forte ascendência chamado de Critica. A Critica vista por um ângulo comercial a acho necessária, ou mesmo obrigatória, mas, saindo desse campo, a Critica cria aspectos dos mais variados é contraditórios, e por vezes hilários por ser simplórios, [Diz-se de indivíduo ingênuo, tolo, papalvo].
A critica costuma andar paralela com a Censura (Restritivo. Julgamento ou apreciação desfavorável. Censura: Não suporta a mínima crítica.), pois se é uma maneira individual de ser e falar, sendo que não pede ajuda ou opinião, por que a critica ou mesmo a censura vinda de quem critica tem lógica? Como lógica não, pois fora de se avaliar para ser expressa no sentido comercial, geralmente indica egocentrismo, inveja, e uma certa incompetência ou desequilíbrio de quem critica ou censura uma realização ou idéia alheia, mas pode ser apenas ignorância oculta.
Este tipo de critica tende a expor o quanto o seu semelhante pode incomodá-lo, e, portanto deve de ser atacado, e nesse momento fica clara uma intenção malévola ou despeitada, de querer julgar o que para ele como critico e “juiz”, é desconhecido. Porém vejam isto como uma teoria, pois cada um tem a sua maneira de ver, mesmo que ela não seja certa ou construtiva, e isto vale para qualquer um. Mas, e quando envolve o mundo espiritual? Como fica, ou como é?
Em se tratando de espiritualidade, criticas ou censuras ficam limitadas as ações humanas de contra ou a favor de dogmas, leis impostas, mas não provadas, doutrinas ou evangelhos, assim como a livros ditos sagrados, mas sem a mínima autonomia para debater um lado espiritual, que mesmo sendo para todos não pode ser direcionado ou imposto a quem quer que seja, e o lado espiritual não tem por que dar explicações só por que alguém ou alguns se achem nesse direito, por tanto o debate humano nesse campo e pura teoria sem maneiras de provar nada.
Claro que as pessoas não querem saber de princípios e regras que desconhecem, e passando por todos os alertas, se jogam de cabeça em debates estéreis, e egos que precisam ser alimentados, é isto, para não murcharem e conseqüentemente evitar que desapareçam, isto pode ate parecer relevante e crucial, mas na verdade é apenas uma espécie de poder de barganha, que acaba por escorrer entre os dedos da mão, mas tem conseqüências? Tem sim, e são muitas é variadas, agora, se são lógicas e produtivas, creio que terão de ser vividas.
Mas, no fritar dos ovos, que tipo de fritura poderemos ter? Acredito que seja de acordo com o paladar e a fome de cada um, ou seja, pode ate ser energética, ou pode nos envenenar, sendo que assim são todas as coisas que ideamos e realizamos, mas queiramos ou não, teremos que dar explicações e aceitar a responsabilidade de tudo o que fazemos, seja para ajudar ou destruir, isto por que o caminho dourado da evolução espiritual, só pode ser trilhado por uma senha que é: Amor e Tolerancia.

Nenhum comentário: