quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Os três testamentos espiritas

Segundo um livro chamado “bíblia do caminho”, aparecem três testamentos, “O testamento Divino”, “O testamento Kardequiano” e o “testamento Xaveriano”. A literatura desses (podemos dizer “testamentos”) é bastante grande, mas ela não pode ser copiada, apenas lida durante seis meses, após isso ela e retirada, mas dá instruções como renovar, e outras particularidades.
O dicionário dá a seguir o entendimento da palavra
S. m. 1. Dir. Ato personalíssimo, unilateral, solene, gracioso e revogável, pelo qual a pessoa dispõe, total ou parcialmente, dos seus bens, com observância das prescrições legais a respeito, e estabelece deveres e direitos que devem vigorar depois de sua morte. 2. Fam. Carta muito longa e prolixa. 3. Pop. Concessões, favores e nomeações que se fazem nos últimos dias de um governo ou de uma vida.
A frase grifada em negrito dá a entender que tudo o que escreveram sobre o lado espiritual, passa a ser propriedade de uma federação espírita? E quem quiser adquirir vai ter que pagar uma quantia estipulada em dinheiro? Quer dizer que a obra de Kardec e de Chico Xavier, foi para poder negociar e comercializar elementos espirituais? Que tipo de espiritismo é esse? Bem, deve de ser a maneira como encaram a “caridade” de “ajuda” aos necessitados. Isto quer dizer que o real motivo de todas essas literaturas, era e continua sendo lucro e ganância? Mas, como alguém pode ser detentor dos direitos de informações espirituais? Será que eles estão insultando a inteligência dos outros? Ou será que simplesmente se estão lixando para o que as pessoas digam ou pensem?
Parece que na verdade estão vendendo o que não possuem, mas apelar para testamentos, é no mínimo arrogante e equivocado, mas pelo que eu li ate o momento desses “testamentos”, só vi um plagio e copias de livros, alem de um espírito de nome Emmanuel, que não pode negar essa literatura por um principio de respeitar o livre arbítrio de qualquer ser vivente e racional. O testemunho de Chico nesse testamento (?) e muito demagógico e nada esclarecedor, alem de dar créditos a quem não os possuía, e tentar romper as diretrizes espirituais que parece que não conhecia, e se conhecia é não as escreveu fica como inverdades, mas se seus textos escritos foram alterados (o que eu acredito que aconteceu) toda essa literatura é apenas um faz de conta de mentes autoritárias e com feridas espirituais bastante profundas.
Claro que alguns dos que lerem este capitulo vão procurar ler essa “bíblia do caminho”, e eu entendo que devem ler, mas, cuidado com as armadilhas que estão nas entrelinhas, pois pode ser que alguém desavisado fique preso por pura complexidade, e entrar num labirinto é fácil, sair é que pode ser um pesadelo. Neste castigado Planeta, nenhum ser vivente racional é dono da verdade, mas quando insiste, esta mesma verdade pode vir a assombrá-lo, ou enlouquecê-lo.

Nenhum comentário: