segunda-feira, 12 de julho de 2010

O poder da sugestão

[De sugestionável + -(i) dade, seg. o padrão erudito.]
S. f. Qualidade de sugestionável. Psicologia; Aptidão para receber sugestões. Para reagir a um sinal (ordem ou objeto) maquinalmente, sem participação ativa da vontade. (dic. Aurélio)
Os agentes que são acionados na sugestão com intenções negativas são muito variados, alguns deles este escritor conhece como maneiras de humilhar ou prejudicar, e são eles: medo, inveja, ansiedade sem motivos, repetição maciça de doutrinas (chamada de lavagem cerebral), fanatismo, formação do intelecto precária ou permissiva demais, desmotivação e falta de metas. A inteligência de cada pessoa é um fator, quando não se habilita a razão e a lógica de não parar para pensar, se o que é escrito ou falado, procede e serve a seu raciocínio e as conseqüências que poderão surgir.
Pessoas emotivas costumam ser alvo de mal intencionados, é claro que não são todas, pois podem ser emotivas e racionais sabendo o que serve e o que não serve, a sugestão quando dirigida por um interesse falso, prejudica milhões de pessoas, vamos ver um exemplo num país fronteiriço com o nosso, lá tem um ditador cuja arrogância e agressividade magnetiza a metade de seus cidadãos, e fanfarrão e não aceita criticas as quais pune com prisão, mas, tem 25% de inflação, importa entre 70 a 80% dos alimentos que são consumidos, e diz de boca cheia que o país está melhor? Isso se chama sugestão autoritária para efeito coletivo.
Querem maior sugestionamento do que a “semana santa” que a igreja católica romana aplica nos seus fieis todo ano? Já viram o quanto essa estupidez faz em países como Filipinas? Tem tantas pessoas se martirizando, que ate parece a Via Apia da época do império romano, quando crucificar era o prato do dia, claro que só alguns são fanáticos, o resto quer aparecer no vídeo de emissoras de TV mostrando sua estúpida ignorância, no Brasil também tem lugares para representar o que acham que foi a ultima semana de Jesus na Terra, lá vão atores e atrizes descarregar vaidade e insuflar o ego, e com o apoio da Igreja. (é a minha opinião).
Agregando neste capitulo o lado da guerra religiosa: O Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa, cujo lançamento foi adiado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para evitar problemas com católicos e evangélicos no ano eleitoral, também não agradou a adeptos das religiões afro-brasileiras, que o consideraram decepcionante. "Você dá concessões de rádio e televisão para os neopentecostais, e me dá cesta básica e mapeamento? Eles vão usar o rádio e TV para me atacar, me chamar de demônio. Isso é desigual", reagiu Ivanir dos Santos, integrante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro. Para ele, o adiamento do anúncio - relevado na quinta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo - se deu também pela recepção fria que o plano teve dos credos que supostamente seriam beneficiados. "Não queremos um plano que só fale em assistência, queremos um plano que dê poder", afirmou. Poder, é? Olha o tigre!! Acham que se pode acreditar em alguém destes “justicialistas”? Para mim, ao menos está visto que não.

Nenhum comentário: