segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Roupagens Rituais

Têm aproximadamente uns 15 anos que fui entender a ilusória complexidade das vestimentas ritualísticas em religiões e doutrinas, e seus efeitos visuais nas mentes das pessoas, , só é apenas o fruto de ponderar o porquê disso tudo em termos práticos, religiosos, políticos ou de sociedades ditas de secretas ou privativas,
Minha, e só minha, é a conclusão a que cheguei, e espero que quem leia não vá a acreditar só por que eu vejo assim, pois apenas exponho minhas idéias e minhas conclusões, as quais são um direito meu de livre expressão sem intenção de julgar o mérito dessas questões, ou o porquê delas serem o que são, e como integrante do gênero humano, entendo que nada ou ninguém tem o poder e muito menos o direito de me impor, o que eu entender como errado ou que seja prejudicial a meus princípios e liberdade. É este esclarecimento de independência pode ser um guia para todos que sofrem imposições de outrems.
Vi e acompanhei estas demonstrações de vaidade e exercício de poder nas igrejas católicas, em algumas protestantes, no Budismo, na Umbanda Candomblé e Quimbanda, e em suas respectivas divisões (linhas ou nações), em vários estados do Brasil e países por onde andei. Mas na cidade de Belém do Pará, assisti por 2 anos consecutivos a essas exibições de vestuários, na Câmara Municipal da cidade a convite de uma vereadora, e sem querer ofender a religião a doutrina ou o direito de quem quer que seja.
No meu entender, assisti a uma demonstração de divisão por castas, e a um “poder divisório e um preconceito vaidoso e autoritário” dos que se intitulam “pais de santo” e seus seguidores das diversas casas, pois me foi mostrado à falta de igualdade e solidariedade em que se baseia o Espiritismo em certas linhas, e sua “pratica” de ajudar e esclarecer como principio e base de sustentação, isto alem de misturarem crença com política, mas isso de misturar valores, infelizmente eu vi em todos os lugares por onde andei, pois doença moral a meu ver, não respeita nada nem ninguém em parte alguma do Planeta.
Para ser franco e honesto, pelo que entendo sobre o espiritual, aqueles que ainda entendem espíritos superiores como “Encantados”, creio eu, sofrem o que entendo por um eclipse da Luz vivificante, e cerceamento de liberdade da Alma, e conseqüentemente submissão a Escuridão, porém não todos, os motivos? Suponho diversos, mas como são motivos deles, só perguntando a eles poderá obter uma resposta, seja ela certa ou errada isso quem perguntar terá que descobrir.
Mas, isto que aqui escrevo não é para criticar ou humilhar, porém é triste ver tantas pessoas esmurrando o vento é xingando o escuro, quando podiam acender uma vela para sair desse pegajoso escuro.
Quando uma pessoa é mistificadora, enganosa e de moral duvidoso, os que lhe derem atenção e credito por suas distorcidas idéias, com certeza que serão os co-responsáveis pelas conseqüências que venham a ser geradas, pois caminhos são escolhidos, não impostos.

Nenhum comentário: