domingo, 2 de agosto de 2009

SENTIMENTOS E EMOÇÕES

Os sentimentos são sempre reais, mas, as emoções muitas das vezes, mesmo sendo espontâneas, são irrefletidas e podem se tornar temerárias, a alegria é um sentimento, mas se extrapolar passa a ser uma emoção que distorce tal sentimento, isto pode ser uma regra para todos os sentimentos, que ultrapassam os limites sob controle da razão e da lógica. O sentimento em si não sai de controle, mas a emoção raramente é controlada, pois ela sempre vem carregada de seqüelas como frustração, anonimato, violência, ou simples descontrole verbal ou mental. Como um exemplo podemos ver que, se colocarmos uma arma na mão de uma pessoa, geralmente tem três tipos de reação, 1) olha para a arma, e a repudia, 2) olha a arma com curiosidade, a examina, mas a devolve, 3) segura à arma com firmeza, sente a emoção do poder de vida ou morte que ela emana, e a aceita, passando assim da razão, para a emoção destrutiva que esta arma pode provocar.
Livros sobre temas ou assuntos delicados, é certo tipo de informações levianas ou mal intencionadas, podem gerar emoções das mais variadas, sobretudo quando quem é o leitor ou espectador, entende como certa uma leitura ou informação, um exemplo clássico é a propaganda enganosa ou discursos demagógicos, cuja intenção e ou vender, ou arregimentar adeptos usando meios falsos e dando esperanças que não serão realizadas.
As pessoas reclamam que a violência, o abuso a menores, e programas de televisão junto com revistas e outros diversos meios, estão desfazendo a união familiar, roubos e assaltos seguidos de mortes, uso abusivo de drogas, falta de educação e respeito, e todos esses cânceres sociais que tomaram conta principalmente das cidades. Mas pergunto, por que assistimos televisão que exibe filmes de terror e violência extrema? Por que deixamos nossos filhos fazer o que querem? Por que deixamos a educação nas escolas ser tão precária? Mas por que nos amontoamos em igrejas, querendo que Deus ou outra entidade qualquer, resolva nossos problemas? Por quê? Por que fracassamos nos nossos projetos? Ou será por que um monte de enganadores nos dizem que Deus tem que resolver? Mas e nosso egoísmo, não e culpado? Nossa omissão e indiferença não conta?
E nossa covardia tanto moral quanto física, não é a principal culpada? E esse medo de quase tudo não e o motivador de nossas desgraças? Que tipo de sentimentos temos para deixar as emoções tomar a frente? Sabiam que para o mal vencer basta o bem não fazer nada? Pensam que os “chips” usados para rastrear veículos são benéficos para todos? Como será quando todo cidadão tiver um desses “chips” inserido no seu corpo, e puder ser rastreado onde estiver? Não queremos entender que parte de nossos supostos defensores, viraram nossos inimigos? Afinal se estamos aceitando ser controlados e submetidos, de onde vem tanta reclamação por direitos e liberdade? Desorientação, ou covardia e ambição? E o que será que vem a seguir? Bonança ou lamentações? E os sentimentos? Tudo fica no emocional?

Nenhum comentário: