quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Amizade

Perguntaram-me, se um amigo podia trair o outro? Respondi que sim, que a amizade se baseia na confiança, e a traição e a quebra dessa confiança, daí me perguntaram se sendo assim seria melhor não confiar, mas eu disse que, se não houver confiança não existirá amizade, pois a traição mata a amizade junto com a confiança que a formou, ou seja, a confiança constrói as amizades, a traição as destrói definitivamente. Por isso que a Fé é confiança, e a desilusão exerce o lugar da traição dessa confiança que constrói a amizade.
A verdadeira amizade não faz exigências nem criticas, ela é a simpatia como sentimento puro que uma pessoa sente pela outra, pois ideais diferentes, crença ou personalidade não afetam a amizade, só a solidificam, por quê? Por que acima do dialogo ou mesmo debate, tem o respeito bilateral de que idéias ou conceitos cada um tem os seus, mas a amizade está acima disso tudo.
A amizade não dita regras ou comportamentos, ela é apenas a aceitação da pessoa como ela é, com suas virtudes e seus defeitos, e sem questionamentos, pois ela não se impõe, ela se doa através de confiança respeitando as diferenças. Mas a amizade tem muitas faces e maneiras de ver, temos amizades baseadas no campo de batalha, amizades políticas ou partidárias, amizades de luta pelo Poder, amizades comerciais, enfim, a lista e longa para ser descrita nesta pagina.
Mas, a realidade diz que a Amizade honesta e desinteressada está desaparecendo do planeta, é está sendo substituída por capitalismo, idealismos, direitismos esquerdismo e poder, e assim vai se tornando uma amizade interesseira estéril e perigosa, que sempre acaba em dor e amargura para ambos os lados, e é certo que só nós podemos reverter esse quadro, se realmente quisermos fazê-lo, pois somos apenas o que queremos ser, e somos senhores de nossa vontade, mas também somos responsáveis pelas nossas ações, para bem ou para mal a escolha sempre será nossa, e o pagamento será de acordo com o que produzirmos. Por isso, pare pra pensar quando falarem de teu amigo.
A amizade é igual a uma plantinha que se for cuidada e protegida, se tornará uma forte e bonita arvore frondosa com frutos sadios e agradáveis, porém, se for deixada a própria sorte, em vez de uma arvora forte, poderá se tornar um espinheiro de aspecto desagradável e de espinhos venenosos, mas isso quem terá que decidir é cada um individualmente, pois nós conviveremos sempre com o que criamos ou fazemos nas nossas vidas, e colocar a culpa de nossos erros nos outros, alem de equivoco, será também uma covardia tanto física como moral ditada pelo medo.
Vamos ser amigos de verdade uns dos outros? A amizade e igual à coceira, se começar não vai querer parar. Tente experimentar.

Nenhum comentário: