terça-feira, 16 de novembro de 2010

Idiotismo

[Do gr. Idiótes; Homem privado (em oposição a homem de Estado)'; 'ignorante em algum ofício'; Homem sem educação', 'ignorante', pelo latim; idiota.]
Adjetivo; Pouco inteligente; estúpido, ignorante, imbecil. Pretensioso, afetado. Psiquiatria. Que sofre de idiotia. Próprio de idiota; estúpido, amalucado, imbecil.
Por que é oposto a homem de Estado? Os abaixo descritos não eram homens de Estado? Então onde foi a falha? Mistério?

A centelha que incendiava os espíritos de animais políticos como Gengis Khan, Alexandre da Grécia, Sun Tizsu, Richelieu, Napoleão Bonaparte, Otto Von Bismarck, Metternich, Woodrow Wilson, Theodore Roosevelt, Winston Churchill, Francisco Franco, Lenine, Estalin, Charles de Gaulle, Mao Tse Tung, Hirohito, Hitler, Mussolini, Os Bush, Pio XII, Perón, Galtiere, Videla, Chaves, Fidel e Raul Castro, só para citar alguns da longa lista, poderá ainda ser encontrada hoje em dia? Será que ainda poderão fazer parte do ideário do político atual no Mundo?

O que mais tem atualmente são “animais políticos” em todos os escalões do Poder Publico é do Privado no Planeta, ou não deu para notar? Se não deu, faz um exame da cabeça, ativa o raciocínio, e pense com objetividade. Mas pense também que eles estão no Poder por que os indicamos, os apoiamos e trabalhamos para que fossem eleitos, e negar essas condições é apenas medo e idiotismo declarado, mas como o Idiotismo sempre é que apenas sabemos olhar só para os nossos umbigos, como poderíamos enxergar essa selva de tantos e ferozes “animais políticos”? Realmente não podemos.

Daí... Alea Jacta Est? Pode ser, porém é temerária tal decisão apoiada só na sorte, pois na verdade sorte e azar são apenas fruto de mentes, que a meu ver são motivadas por adrenalina emocional ou a falta desta, mas é claro que quando não se entende, ou não se tem clareza e sim incerteza no que se faz, sempre surge esse tipo de explicação nebulosa. Claro que o maior aliado do Idiotismo é o medo irracional de tudo que não se consegue entender, é isso será preguiça mental? Dificilmente, pois tem idiotas com poder, políticos idiotas, religiosos idiotizados, intelectuais idiotas de berço, alem de lideres idiotizantes.

Mas, qual é o percentual dessas pessoas a nível mundial? Na verdade? Acho meio difícil cadastrá-los, pois como saberemos que quem faz as estatísticas não é um idiota? Acho que detecta-los a nível pessoal é mais seguro e com margens de erro menores, mas tal maneira de ver tem, e é pessoal. Se entender que a tecnologia é apenas uma ferramenta que pode beneficiar, mas pode também nos escravizar e destruir em mãos erradas, o que nos resta? Bem, o raciocínio sadio, o sentimento de liberdade e igualdade, assim como a rebeldia contra a escravidão mental, serão o fiel da balança para que o Idiotismo não nos destrua. Mas isso só se consegue com trabalho e dedicação. Mordomias fora!!!

Nenhum comentário: