domingo, 8 de fevereiro de 2009

As bruxas de Salem ao seculo XXI

Bruxas de Salém refere-se ao episódio gerado pela superstição pela credulidade e pelo medo que levaram, na América do Norte, aos últimos julgamentos por bruxaria na pequena povoação de Salém, Massachusetts, numa selvagem noite de outubro de 1692.
O medo da bruxaria começou quando uma escrava negra chamada Tituba contou algumas histórias vodus (religião tradicional da África Ocidental) a amigas, que, por esse fato, tiveram pesadelos. Um médico que foi chamado para examiná-las declarou que deveriam estar embruxadas (possuídas pelo diabo).
Os julgamentos de Tituba e de outros foram efetuados ante o juíz Samuel Sewall. Cotton Mather, um pregador colonial que acreditava em bruxaria, encarregou-se da acusação. O medo da bruxaria durou cerca de um ano, durante o qual vinte pessoas, na sua maior parte mulheres, foram declaradas culpadas e executadas. Um dos homens, Giles Corey, morreu de acordo com o bárbaro costume medieval de ser comprimido por rochas em uma tábua sobre seu corpo até morrer, levando ao total três dias. Foram presas cerca de cento e cinqüenta pessoas. Mais tarde, o juiz Sewall confessou que pensava que as suas sentenças haviam sido um erro. E como foi, tudo gerado por fanatismo religioso, e em parte político.
Isto foi um dos efeitos do fanatismo na colônia inglesa na America do Norte, assim como teve centenas ou talvez milhares que em sua maioria não foram registradas, a selvageria religiosa sempre foi uma realidade brutal no mundo inteiro, mas na verdade a maioria de suas vitimas nem com religião tinham contato, porém eram alvos cobiçados por possuir terras, animais domésticos como cavalos, ovelhas e outros em quantidades de centenas ou milhares, ou só por ter idéias diferentes.
As origens da Inquisição remontam a 1183, na averiguação dos cátaros de Albi, no sul de França por parte de delegados pontifícios, enviados pelo Papa. A instituição da Inquisição se deu no Concílio de Verona, no ano seguinte. Numa época em que o poder religioso se confundia com o poder real, o Papa Gregório IX, em 20 de Abril de 1233, editou duas bulas que marcam o reinício da Inquisição. Nos séculos seguintes, ela julgou, absolveu ou condenou e entregou ao Estado (que aplicava a "pena capital", como era comum na época) vários de seus inimigos propagadores de heresias. A bula Licet ad capiendos (1233), a qual verdadeiramente marca o início da Inquisição, era dirigida aos dominicanos inquisidores: Onde quer que os ocorra pregar estais facultados, se os pecadores persistem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre de seus benefícios espirituais e proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis. A Inquisição espanhola tornou-se, no imaginário coletivo, uma das mais tenebrosas realizações da Humanidade, na figura de Tomás de Torquemada um dos mais cruéis e intolerantes torturadores dessa época tenebrosa. (em nome de Deus, é claro)
Poderia continuar a escrever por meses sobre estas selvagerias, mas a idéia é falar sobre uma pratica muito divulgada nos Estados Unidos chamada de “paranormais”, mas o que são eles? Pelo que vi e escutei, são a versão de Salem no século XXI, guiados por pastores e intelectuais evangélicos e católicos de lá, reúnem na sua quase totalidade jovens garotas que dizem ser sensitivas, porém em suas declarações se pode ver que ainda não saíram do século XIII, mas como são apoiadas por National Geographic e Discovery os quais só visam lucro, está formada mais uma versão de charlatanismo a moda do sonho americano, e levando em conta que o povo norte-americano e talvez o mais crédulo do planeta, podemos vêr como surgem esses cogumelos chamados de paranormais, que para mim, são par+anormais devido ao valor de essas estapafúrdias declarações.
A idéia de esclarecer e ajudar está praticamente corrompida, mas está mais comprometida com bases em comercio e ego inchado, e o que se vê é uma vaidade e uma egolatria de dar inveja aos antigos inquisidores, mas, onde tudo isso vai dar? Como já falei no livro, nos estamos na época das Trevas II, parece que nada mudou para melhor nesse campo, a minha opinião e que piorou, é isto só aumenta o negrume das trevas, que para ser sincero devido a os avanços da nossa sociedade, estamos ficando cada vez mais apatetados e confusos, porém nos recusamos a raciocinar equilibradamente, nossa visão espiritual está tomada por um “tracoma” psíquico severo, e a falta de cirurgiões oculares é critica, agora, charlatães tem tantos, que estão se trombando continuamente, e daí? Acham que ficando ajoelhados em vez de agir que vai solucionar? Acho que ficando de joelhos apenas vamos gastar um osso chamado rotula, ou como se diz vulgarmente, “estamos fumados nas oito”.


Nenhum comentário: