sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Heresia?

Heresia[Do gr. haíresis, 'escolha'; 'escola filosófica', 'seita religiosa', pelo lat. haeresis + -ia1.] Substantivo feminino. 1. Doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja em matéria de fé. 2. Ato ou palavra ofensiva à religião. 3. Idéia ou teoria contrária a qualquer doutrina estabelecida. 4. Fig. Contra-senso, tolice. (pesquisa no dicionário Aurélio).
No primeiro Sv°.Fn°. diz que ter uma doutrina contraria a definida pela igreja católica, é uma heresia em matéria de fé, mas quem foi que lhes deu tal direito de chamar os outros de hereges? Quer dizer que a recíproca não é verdadeira? Se alguém que não seja religioso ou filiado, pode chamar esses anti-hereges de burros arrogantes? Mas é claro que sim, afinal se alguém é agredido verbalmente é obrigado a aceitar tal alcunha? Não, mas pessoas inteligentes e esclarecidas, apenas sorriem e dão as costas a esses fanáticos ignorantes, afinal, ninguém é obrigado a aceitar provocação de patetas convencidos, isso fica para quem não tem idéia do que é viver e deixar viver.
Se Deus nos deu o livre arbítrio, por que pensar ou entender diferente é, ou tem que ser um herege? Autoritarismo ganancioso? Vai ver que... Tudo é possível, afinal tem tanta sujeira se passando por assepsia, que se entende que só na hora que se vê que está contaminado, é que o “bicho pega”? Acha que quem cai em um funil de areia, consegue sair fácil? “A heresia e as retaliações da igreja romana, estão muito bem colocadas no filme “O nome da Rosa”, isto entre outros que não me recordo do nome, mas, em filmes como “Lutero” "Buda” e “Gandhi”, mostram a sua maneira cada um a selvageria religiosa política e militar, colocada como “direito pátrio” dos assassinos fanáticos e suas crueldades.
Gengis Khan disse quando começou sua campanha para conquistar a China, sendo que para tanto precisaria atravessar a Grande Muralha: “Uma muralha e tão forte quanto os soldados que a defendem”, claro que é apenas uma citação, pois o rastro de miséria e morte que deixou, ate hoje não foi calculada, uma citação de meu neto diz: ”tem pessoas que amam o poder, e tem pessoas que tem o poder de amar”, mas, eu entendo que o poder de amar todo ser humano tem, basta deixar que ele se pronuncie sem medo ou reservas,
Então? Quem está com a razão? Acredito que todo está de acordo com nossa maneira de ver, e se houver respeito entre as pessoas muitas das mazelas que nos dificultam, seriam superadas ou talvez nem existissem, claro que cada um tem sua opinião, porém só dialogando é que as pessoas se entendem.

Nenhum comentário: