segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ISSO É COMPETIR?

Após a 2ª Guerra mundial que deixou um saldo de mais de 50.000.000 de mortos, se estabeleceu um período de calma, não por que se entendesse como uma paz duradoura, mas sim por que não tinham mais condições de continuar guerreando. A maior parte da Europa estava em ruínas, devido aos bombardeios e as sangrentas batalhas que nesse Continente se travaram. Assim como na Ásia se concentrou no Japão, China, Birmânia e outros do Pacifico e Indico. O tempo era de coexistir por pura necessidade é instinto, e começar a reconstruir. Porém, a negatividade, ódio, ressentimento e ânsia de vingança de tantas vitimas dos dois lados, criaram distorções praticamente no planeta inteiro, que estão em vigor ate a data presente sem tempo para acabar.
Os futuros Estados Unidos seriam desde o aportamento do Mayflower no Cabo Cod a 11 de novembro de 1620, até a independência da coroa inglesa em 4 de julho de 1776 como nação soberana. O navio transportava 102 passageiros, em sua maioria puritanos separatistas, que buscavam liberdade religiosa (parece piada), longe do poder hegemônico da Igreja Anglicana. Carregava 102 passageiros que fundariam o povoado de Plymouth no que viria a ser o estado de Massachusetts, mas dizer que eram peregrinos é muita arrogância, pois na verdade eram apenas imigrantes fugindo de prepotência religiosa e civil do estado inglês, mas será que na língua anglo saxônica não existem retirantes ou imigrantes? Apenas peregrinos? Então está explicado, ou não explica coisa alguma? Fica a critério de quem leia.
O pós-guerra em 1946 foi um ano de principio de vinganças e injustiças contra os povos derrotados, por quê? Por que os vencedores não fizeram esforço para reprimir o ódio que aquele famigerado conflito tinha gerado de ambos os lados. No livro “espírita” “Nosso Lar” de Chico Xavier, na pagina 156 do capitulo 24 (o impressionante apelo) diz: “defendamos os séculos de experiências de numerosas pátrias-mães da Civilização Ocidental... Que o Senhor nos abençoe” leram? Isso foi um apelo espiritual? Ou foi um apelo político se dizendo espiritual? Minha opinião e que esse livro não esclarece nada, só confunde por sua intenção equivocada de ser partidário político e colonialista, quando escreve sobre o espiritual sem nenhuma propriedade nem veracidade no seu conteúdo, nesse livro, o preconceito tanto espiritual como físico e inaceitável, e nega a igualdade e a fraternidade pondo em duvida os princípios do Criador de amor por todos sem distinção, ou de seus estados espirituais, mas será que esse livro é uma declaração de dissidência com o Todo? Ou é uma competição de estupidez?
Continuando, a década dos anos 50 serviram como formação para colocar no alto da pirâmide, a famigerada competição e sua máxima de conquistar a qualquer preço as metas visadas, mas, o que foi que isso gerou na mente das pessoas? Muito desequilíbrio, um profundo materialismo, continuação e agravante das desigualdades sociais e comunitárias, feudalismo elaborado e desagregador, a riqueza do trabalho nas mãos de poucos, um forte surto de escravidão mental político e religioso, um salto enorme da violência e descaso pela vida humana, fome e dor em escala desconhecida, falência dos princípios fundamentais, da honra e da tolerância, alem é claro da desmotivação das jovens gerações, devido à ausência de metas a cobrir e dos inúmeros maus exemplos daqueles que os deviam formar, visando assim uma sociedade mais justa e fraterna. Mas espero que vejam isto tudo como uma opinião, e não como uma verdade ou regra a seguir, pois o que para este escritor e certo, pode não o ser para os que lêem.
Tenham sempre em mente que cada um e o personagem principal do caminho que escolher, assim como dos percalços dessa jornada, da qual mesmo que pense, ninguém fica sem atingir a meta, pois a meta é atingida quando a vida física cessa as suas funções, e o que ficar para trás, outros continuarão se essa for a vontade deles, portanto, se quer competir com os bons, seja humano e tente ajudar a todos que não conseguem se ajudar a si mesmos, ou é difícil? Saiba que toda caminhada começa com um primeiro passo, e aí é só continuar caminhando. É só querer.

Nenhum comentário: