domingo, 25 de outubro de 2009

O que significa ser pobre?

Pergunta batida, né? Porém, as definições são muitas, e podem gerar controvérsias com os padrões adotados ou definidos por gerações, sendo que a pobreza vista como falta de recursos financeiros, ou ausência de bens materiais, gera tudo quanto é acusações e desculpas para atacar os que têm recursos, ou que acham que devem ter, o que vem a ser na realidade uma muleta para sentir pena deles mesmos. Geralmente se diz que fulano (a) nasceu em uma família pobre ou humilde, mas pobre em que sentido real? E humilde por quê? Ser pobre de bens materiais é apenas uma condição sujeita a mudanças, mas ser pobre de espírito e ser de inteligência pobre, pobreza moral, assim como de educação familiar, esta é uma pobreza, que atinge todas as camadas sociais sem distinção, o que não tem absolutamente nada a ver com Humildade, (não confundir servilismo ou aceitação com humildade).
Ser contra uma pessoa ou pessoas só por que tem recursos ou poder aquisitivo, para ser franco me parece mais Inveja do que razão, (isto sem querer ofender quem quer que seja), pois atacar ou difamar pessoas só baseados nessas “razões”, dá a entender que está presente uma cultura, ou uma anti cultura de parasitismo e frustração, orquestrada por aqueles que querem simplesmente tomar o que é dos outros, claro que existe muita injustiça social de ambas as partes, ser injusto não é privilegio só de quem tem recursos, quem não os tem só por que não tem, deveria examinar do por que está nessa condição, e de quanto ele faz para que essa condição continue ou possa se modificar para melhor.
Isto que estou escrevendo, é por que eu sou uma das pessoas com recursos limitados, mas tenho o bom senso de entender o porquê vivo nessa condição, mas, isso não me dá o direito de criticar ou difamar aqueles que tem mais recursos só por que eu não os tenho, pois se eu entender que é injusto, a saída será desenvolver idéias e lutar por melhores condições, porém sem prejudicar quem quer que seja.
Sou contra as religiões que pregam que só os pobres verão a Deus, pois se isso fosse realmente verdade, (mas não o é), pouquíssimos seres humanos constariam dessa lista pré fabricada, pois na verdade a pobreza cria mais condições de erro e revolta do que se possa imaginar, daí, para onde essa imensa massa de pobres iria? Tem alguém que possa dizer para onde? Ou será que queremos ser mais certos do que Aquele que nos protege? Ou será que a nossa cegueira já nos colocou em estado de Egolatria profunda? Por que não deixamos de lado os demagogos e nos unimos para um progresso coletivo e equilibrado?
Nossos instintos é interesses não deixam? Ou ser violento e injusto satisfaz o Ego? Sou contra a pobreza é tudo o que ela representa de negativo, mas, quantos querem sair da pobreza por esforço próprio? Só quem quiser se esforçar é que saberá, mas todos os que ficarem esperando para o mar pegar fogo, e eles comer peixe frito, com certeza que nunca sairão dessa condição. O Criador não erra, agora, aqueles que se dizem seus servos, e fazem questão de falar inverdades, e dizem lutar pelos necessitados, mal sabem eles e os que acreditam neles, o que irá acontecer do outro lado da vida, pois para saber terão que morrer, pois em vida física não conseguiram. Tem replica a isso?

Nenhum comentário: