sábado, 17 de outubro de 2009

NAUFRAGIO

[Do lat. naufragium.] 1. Ato ou efeito de naufragar. 2. Perda de uma embarcação, em virtude de encalhe ou de outro acidente marítimo; soçobro.3. Fig.Grande insucesso; prejuízo. 4. Decadência, ruína. Isto segundo o Dicionário Aurélio.
Neste capitulo tem um sentido pessoal do escritor. Desesperança e um naufrágio moral de efeitos desconhecidos, mas, isto ocorre quando não temos consciência ou ignoramos a força maior que nos governa, uma das causas é sem duvida o pensamento unilateral, que desequilibra e provoca esse tipo de naufrágio psíquico, pois quando se fala que uma pessoa não teme nada, ou que não tem nada a perder em termos físicos incluindo sua vida, e por que desistiu de lutar contra as ondas do negativo, e se entrega ao que ele considera o fim da luta como descanso. Na grande maioria das vezes de esta cada vez mais freqüente atitude, esse estado de inconsciência é provocado por agentes externos, com os quais todo ser humano se enfrenta diariamente.
Um dos motivos mais clássico é a brutal diferença entre a ostentação agressiva de quem tem recursos, e a ausência física de bens primários, de quem na maioria das vezes não pode suprir sua família das necessidades básicas, esse choque de dois mundos tão diferentes quando cresce demais, é ele que vai provocar a violência e conflitos armados de ordem desconhecida ou avaliável, ou seja, é o naufrágio da razão e o emergir da bestialidade, através do Ódio liberado e descontrolado, a Historia nos mostra inúmeros capítulos dessas negras paginas, as quais se destacaram no século XX e continuam destacadas neste século XXI, motivos? Aos milhares, mas sempre liderados pela luta pelo Poder, Ganância e Vingança alimentada por instintos animais e intolerantes, que deram vazão a Inveja ao Despotismo e a ausência de razão, ou a simples humanidade de misericórdia por suas vitimas.
Não se iludam, pois mesmo sendo uma simples teoria pessoal, temos os exemplos de guerras e desentendimento de nações, alem de quase dois bilhões de seres humanos vivendo na pobreza e abaixo dessa famigerada linha, por quê? Por que países ricos ou desenvolvidos industrialmente, tratam um monte de países como se fossem silvícolas recém descobertos, aos quais se vendem quinquilharias em troca de riquezas que são a base de todo um futuro dos países espezinhados, claro que com o aval dos caciques que só pensam em privilégios, mas tratam seus semelhantes como unidades numeradas de trabalho.
Mas, num lindo pais cujo primeiro nome foi Porto Seguro, e fica abaixo da linha do Equador, está numa eminência perigosa de entrar em conflito com um monte de países, que destruíram seus recursos e suas florestas e agora querem a Amazônia, com seus imensos recursos e sua água que é tão vital para a vida, mas se a classe política não tomar medidas severas, vamos acabar por ser atropelados pelo rolo compressor do fútil dinheiro ou mesmo das armas e suas conseqüências, então, creio que essa casquinha de noz brilhante que tem o nome de Brasil, espero que tenha uma tripulação o suficientemente esclarecida para não provocar um naufrágio, mas sim ter inteligência e firmeza para navegar com segurança.

Nenhum comentário: