domingo, 9 de janeiro de 2011

A Selvagem ladeira abaixo...

Isto que aqui escrevo agora, não é novidade nem é recente, mas é brutalmente real e constante, e de acordo com o que acontece diariamente de violento e destrutivo, já deixou de ser alarmante, para se tornar mais do que ameaçador, ou seja, se tornou uma realidade mortal e angustiante de saber que não tem escapatória possível, exagero? Tudo e possível, mas, quem é que se sente seguro? Quem? Os dignitários dos países e outros andam em carros blindados, e vestem roupas a prova de atentados a bala, alem de que tem centenas de seguranças, mas e os que não têm como se proteger? Colocam as mãos na frente da arma? Usam escudo contra facadas? Não, apenas sangram gritam e morrem.

Porém quando um dignitário acreditar que sua vida vale mais do que a do cidadão mais humilde, ou do mais próximo, esse país poderá virar um cemitério sem nomes nas lapides, isto se tiver como reconhecer quem é quem, e eu nunca vi uma ideologia que fosse unânime de um povo, ser respeitada e obedecida sem procurar discordar, e sabem por que isso? Por que quem anseia pelo poder não admite limites, e muito menos conselhos de ponderancia, afinal, ele tem o poder, daí já viu...

As sociedades atuais estão ladeira abaixo por ter eliminado princípios que eram a espinha dorsal delas, o respeito mudou para escárnio (Menosprezo, desprezo, desdém.) a honra significava ter palavra justa e transparente, mas mudou de sentido para enganar os que são realmente honrados e os simplórios, a bondade passou a ser uma fraqueza, matar passou a ser heroísmo de “justiceiros”, criminosos notórios são cultuados e vistos como ícones contra a autoridade legal, família deixou de ser o centro da sociedade, para se tornar uma espécie de pensionato temporário, filhos menores exigem e contestam os pais ou responsáveis. (quando não se voltam para matar aqueles que lhes deram a Vida)

Adolescentes exigem direitos que não possuem ainda, adultos em vez de ensinar os desencaminham para a marginalidade, religiões saturam as mentes através de promessas que não podem cumprir, e dissidentes são ameaçados com castigos mirabolantes, sociedades sem metas ou motivações, são alvos de drogas alucinógenas e violência gratuita. Porém tudo tem dois lados, por não serem todos do mesmo ideal, mas os que querem ser produtivos são fustigados por aqueles que vivem de uma espécie de parasitismo, e assim se vai ladeira abaixo, uns mais rápidos, e outros querendo frear a queda.

De que adianta ter um instável conforto, se não há Paz? De que adiantam posses materiais se não se tem Misericórdia pelos desfavorecidos? De que adianta orar se exalamos o fedor da mentira e do engano mal intencionado? Para que juntamos fortunas se elas não podem comprar a felicidade e a simplicidade? De Compulsão? E depois...? Depois como cego não sabe onde pisa, acaba caindo ladeira abaixo!!!

Nenhum comentário: