terça-feira, 10 de março de 2009

PARA ONDE?

Não vejam como arquivo político, pois apesar de não parecer, o escritor é apolítico.
Para onde as nações caminham? União? Consenso? Ajuda mutua? Conquista? Domínio? Conflito? Paz? Evolução ou regressão? Como será que cada pessoa vê isto? Para ilustrar mostro esta reportagem de 09/03/2009 do jornal do Brasil.
Portal Terra. MADRI - O jornal espanhol El País revela na edição desta segunda-feira que, o Brasil e os Estados Unidos devem fechar um acordo para aumentar a exportação de petróleo e derivados brasileiros para os EUA.
Segundo o diário, o governo de Barack Obama quer pôr fim à sua dependência energética da Venezuela. -Se o pacto comercial se concretizar, a conseqüência mais direta será o deslocamento da Venezuela do mercado energético americano, onde atualmente consegue colocar entre 40% e 70% de sua produção petrolífera - afirma o El País. O jornal diz ainda que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem interesse em aumentar a presença brasileira no mercado americano de hidrocarbonetos, mesmo que isso implique em uma colisão frontal com os interesses venezuelanos.
Se isto se concretizar, como reagirá o “revolucionário” Hugo Chávez? Em qual das perguntas iniciais se posicionará? Acredito que venha a ter um forte retrocesso nas relações diplomáticas e comerciais, em um dado momento de interesses econômicos, mas isto é apenas a opinião do escritor. Como opinião vejo o país venezuelano prejudicado por uma serie de ataques aos norte americanos, ditos e confirmados por seu presidente Chávez, mas o suposto aliado dele, a Rússia, tem petróleo demais para abastecer a UE e outros países, sem precisar comprar da Venezuela, pois é muito improvável que se faça com Chávez o que se fez com Fidel Castro em Cuba na década dos anos 60.
Portanto, para onde os países que se digladiam politicamente e economicamente estão indo? Para um bom lugar é que não é mesmo, só se escuta ou se Lê os dirigentes falar e ameaçar, ou ficar criticando uns a os outros, por quê? Se quiserem, cada um avalie a sua maneira, este escritor apenas tenta esclarecer, alertar e pedir união entre todos os povos do Mundo, mas, mesmo que ele saiba que atualmente isso não vai acontecer, continuará em seu propósito por um principio que ele sempre acreditou, acredita e enquanto tiver condições físicas continuará.
Um sonho isolado é apenas um sonho, milhares de sonhos unidos tem o poder de mudar qualquer país, e por sua força criativa mudar o Mundo para uma era de paz e prosperidade, com plena liberdade e sem constrangimentos ou qualquer tipo de opressão, portanto pergunto, vale a pena tentar e começar a mudar?

Nenhum comentário: