segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os fazedores de opinião

Entre as muitas anomalias psíquicas dos seres humanos, se encontram os ditadores (fazedores no vulgo) de opinião, e do comportamento humano, em praticamente todas as atividades humanas conhecidas, e algumas desconhecidas pelas pessoas simples. Influir na maneira de pensar das pessoas, sem levar em conta a própria e livre decisão delas, pode ser entendido como uma ação criminosa contra a liberdade de decisão individual, ou mesmo coletiva. Razões? Autoritarismo, preconceito étnico, raiva e ódio discriminatórios somados a ganância, alem de seqüelas que não podem ser previstas, mas que com certeza aparecerão na hora mais imprópria.
Certas mídias, no meu entender, ocupam um espaço no que concerne a certas noticias, como expor as pessoas a favor ou contra a sociedade em geral, no referente a anúncios comerciais sobre produtos e serviços, quem é que realmente regula o que é verdade ou o que é propaganda enganosa? Quem é realmente ciente para discernir e aplicar a justiça do bom senso nesse campo minado? Difícil, né? Porém os estragos tanto psíquicos quanto morais e físicos que isso provoca, são ignorados ate nos atingirem, mas, e quando nos atingem? Por que gritamos por retaliação? Afinal, se os ignoramos antes, será que eles irão nos atender por apelarmos por ajuda e liberdade na nossa tribulação? Tal apelo seria justo? Que acham?
A economia nos mantém na “corda bamba”, pois no ano de 2008 o PIB do Brasil foi segundo o órgão oficial de<2.900.000,000,> ou seja, (dois trilhões e novecentos bilhões de reais), mas como foi à distribuição de renda entre a população? E claro que não conta programas de cunho social, pois eles são sem um valor aquisitivo real, e na verdade não é distribuição de renda, e sim uma ação dos governos para tentar diminuir desigualdades, que separa os capitalistas das classes menos favorecidas, mas, os lucros excessivos desses capitalistas, qual é o limite deles se é que tem um? Parece que a maioria de certas classes sociais tem orgulho da fortuna de seus patrões. Por quê? Por que criar miséria é uma indústria altamente lucrativa, e isto em qualquer lugar do mundo.
Na política pelo que vejo, leio e escuto, os partidos políticos se acham “donos das nações”, querem que suas regras sejam seguidas, e suas opiniões sejam base de sua autoridade, mas sem ser avaliadas pelas populações, mas será que ainda não conseguimos sair do feudalismo antigo e medieval? Por quê? Medo da força armada que podem acionar? Bem, acredito que quando chegar o tempo em que o ser humano raciocinar com equilíbrio, o poder não será mais atrativo, por que não se admitirá autoritarismo nem sujeição, e as pessoas entenderão tal beneficio. Mas ate esse dia chegar? A intolerância e os “salvadores da pátria” irão cumprindo suas maneiras de cortar sonhos, alegrias é igualdade, entre outras “medidas cautelares”.

Nenhum comentário: