sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O que se vê em culturas...

Monte Merapi, Indonésia, 27 Out 2010 (AFP) - Entre as vítimas do vulcão indonésio Merapi, que entrou em erupção na terça-feira provocando um terremoto e um maremoto, está o "avô Marijan", seu "guardião espiritual", que morreu sob as cinzas após uma vida consagrada a acalmar a "montanha de fogo".
O que se entende quando um homem ou um povo acreditam que a força natural de um vulcão é uma divindade onisciente? Será que eles são diferentes dos seguidores da Bíblia judaico-cristã? Ou de outros “livros sagrados”? O que tudo isso nos sugere? Livre arbítrio, processo natural, misticismo, ou lavagem cerebral? Tantas e variadas maneiras de tentar explicar o Espiritual, são validas ate que ponto? Quem por acaso é dono da Verdade absoluta?
Se todos os países têm sua Constituição, sendo que a que nos governa no nosso pais é certa, quer dizer que as demais não o são? Se uma pessoa deixa uma religião para abraçar outra, mas tem que renegar a que deixou para poder assumir a nova, ela está afirmando que a antiga era falsa? Mas mesmo sem renegar, a mudança por si não é uma afirmação de que é falsa? E se a nova religião ou crença, o vier a decepcionar? Parte para outra, ou desiste? É complicado tudo isso? Ou é apenas falta de lógica e de raciocínio? Pode ser também influencia de um medo inexplicável?
Tudo que está escrito neste livro virtual, é para que o leitor pare é pense como sua vida é, se é governada por outrem, ou ele tem seu domínio, se ele quer realmente entender a si próprio, ou si é mais fácil ser guiado, pois quando este escritor escreveu que “cada pessoa é o que quer ser”, ele definiu se as pessoas querem ser livres, ou se elas não o querem ser, mas, a verdadeira liberdade é ser igual a todos os seus semelhantes como um principio universal, mas nas ações e decisões, cada um é responsável por si.
Os erros são ações que precisam de correção, porém isso não quer dizer que aquele ou aqueles que vão ser os que corrigirão, tenham capacidade ou direito para fazê-lo, pois estes já podem estar contaminados, e um novo erro será cometido, mas quem se sujeita a Justiça humana, corre esse risco, ou pode ser que a Justiça seja necessária para proteger uma sociedade de um elemento perigoso, tudo será conseqüência da intenção de quem julga, por ser sua função dada pela sociedade envolvida.
Isto é apenas uma teoria sem querer ofender quem quer que seja, apenas é uma espécie de um alerta, contra os que cometem injustiças de ambos os lados da Lei, e infelizmente isso ocorre com freqüência excessiva, mas quanto a aqueles que falam em nome de Deus, apenas posso dizer que, quem foi que lhes deu tal direito? Com plena certeza que não foi o Criador (Deus), e se não podem provar, por que falam e julgam? Mania de grandeza? Ou é apenas ansias pelo Poder? Ou será apenas impotência sexual? Como definir isso?

Nenhum comentário: