quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Uma das historias do Espiritismo

O que é o Espiritismo? Em síntese é: Reunião de elementos concretos ou abstratos em um todo, ou a ligação com o mundo espiritual nas suas incontáveis praticas, sendo que desde que o ser humano nos primórdios da Pré-História olhou para as estrelas, uma centelha de inteligência o levou a querer saber o que era aquilo tão imenso e tão inatingível, é claro que a pratica, os símbolos, e tudo que se referia a essa ideologia, os paleontólogos só “chutam” de como eles se portavam, pois sem referencia alguma a não ser fosseis, tudo que se disser e “um faz de conta”.

Porem quando a Historia surgiu com símbolos, referencias escritas em argila, e pergaminhos, uma parte foi aparentemente decifrada, e a outra parte mais substancial continuou uma incógnita, pois não é por ser paleontólogo ou cientista, que tem o poder de ler ou ver os eventos do passado, mesmo que, de que serve usar um tempo para querer explicar o que não pode ser modificado? Vaidade? Sim, é possível, mas de pratico não vejo nada.

Tem muita coisa mesmo sobre o desenvolvimento do Espiritismo no Planeta que é desconhecido, pois tem gente demais agarrada ao passado, e não consegue enxergar o presente mesmo tropeçando nele. Os Oráculos da antiguidade como o de Delfos, ficaram famosos em virtude de quem os descobriu, mas na verdade só se sabe o que os descobridores falaram, já no caso do Egito, se encontraram fortes referencias de passagens na bíblia, que foram copiadas pelos israelitas antes do Êxodo, e no geral todas as civilizações tiveram e tem uma pratica e uma memória sobre o Espiritismo.

Quanto ao Espiritismo no Brasil, tirando a igreja romana, a maior referencia vem das culturas africanas por entremeio dos escravos, e no século XIX se acrescentou a literatura do Frances, Alan Kardec, praticada ate meados do século XX, apenas por pessoas da raça branca, na figura de políticos, empresários, doutores, diplomados, é intelectuais, como fundamento do que viria a ser um separatismo discriminador e preconceituoso, e que feriu a regra da igualdade espiritual e física, a qual e um dos pilares do Espiritismo alem de ser uma regra para a evolução social.

Mas foi feito, e indos alem, criaram uma linha colocando um codificador como uma entidade de extrema pureza, sendo que na realidade, o espírito de Kardec nunca se pronunciou em centro nenhum, e espero que só por que escrevo isso aqui, não venha e ter um surto de kardecs “pelas ai”, pois isso seria ridículo e hilário, porem como tem muitos que só querem ficar “por cima de mamãe”, e é desagradável ficar “por baixo de papai”, claro que nas concentrações humanas se um gritar maremoto, o resto nem vai raciocinar que esta a centenas de quilômetros do mar, apenas vão sair correndo atrás de botes e de salva vidas, e isto se dá muito no meio dos que dizem ser “espiritualistas”, mas na realidade são mais parecidos com “fantasmalistas”, (sem querer ofender).

Nenhum comentário: