quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

EXTREMISMOS

Extremismos. [De extremo + -ismo.]
S. m. Doutrina, corrente ou tendência que preconiza soluções extremas para os problemas sociais. [Do pl. de extremo.] Carinho excessivo. Fig. Último recurso. Exagero, descomedimento; atitudes extremadas: É homem dos extremos, descomedido, apaixonado. (Pesquisa dicionário Aurélio).
Este escritor tem alguns amigos assim aqui descritos, e talvez se perguntem por que isso, mas o caso é que independente de serem amigos ou não, são pessoas introvertidas que procuram incessantemente respostas que eles não sabem como se responder, mas a dor psíquica que sentem às vezes se torna palpável, quando se dialoga em vez de debater, e isto acontece por serem idéias estranhas as deles, e cuja interpretação nem sempre é fácil, geralmente estas pessoas se debatem com respostas que não conseguem explicar, e tal estado de humor pode explodir em reações das mais variadas.
O extremismo é apenas um desespero psíquico, e ele leva a depressão geralmente bi-polar, além disso, a pessoa depressiva, quase sempre se torna escrava de suas idéias não realizadas, é tal condição vai alimentar uma raiva que não desgruda por ser negada, mas será usada sempre que as condições sejam desfavoráveis, ou seja, o extremista vive um drama intimo quase sempre alimentado pelos erros que não aceita reconhecer, e isso o leva a andar em círculos que não tem saída, mas tem cura? Toda enfermidade espiritual como a física, pode ser revertida ou curada, porém, a cura depende quase que exclusivamente do enfermo, sobre tudo se é espiritual, pois nesses casos os medicamentos são apenas inibidores da violência que pode explodir de um momento para outro.
Como nada acontece ao acaso, pois tudo tem um motivo do por que, a crença em que a ciência pode resolver desequilíbrios espirituais, é o mesmo que acreditar em sorte ou azar, como se isso fosse uma força, mas é apenas um tabu, ou uma desculpa para explicar o que não se sabe à explicação, pessoas com desequilíbrios psíquicos são as vitimas mais desamparadas de ajuda humana, sendo que um dos fatores principais de seus desequilíbrios tem origem no seio familiar, isto pode parecer comum para muitos de nós sadios nesse campo, mas, para quem está infetado, é parecido a um quarto com explosivos de diversas potencias destrutivas, as quais ninguém sabe quando vão explodir.
Claro que estou mostrando o extremismo como uma Teoria e como vejo esta enfermidade, mas, posso estar enganado e não ser nada disso, porém ao mesmo tempo pode ser que sirva de alguma ajuda para alguém em algum lugar, e se isto ajudar não agradeçam, apenas entendam e procurem ajudar alguém que em algum lugar, está sofrendo e precisando de solidariedade e bondade humana.
Por tanto procurem não criticar ou julgar os defeitos e seqüelas alheias, mas podem ajudar procurando soluções, mesmo que estas não sejam ouvidas ou sejam rejeitadas, e se puderem deixem cada um seguir seu caminho, ou acompanhando-o enquanto não nos desvie de nossa meta final. Isso se chama fraternidade.

Nenhum comentário: