sábado, 9 de janeiro de 2010

Santas anoréxicas?

As santas e beatas da Idade Média, com seus jejuns auto-impostos, perseguiam um ideal não de beleza, mas de ascese (plenitude da virtude) e de comunhão com Deus. Neste contexto, o jejum, os vômitos auto-induzidos, a inanição (e a morte) eram socialmente incentivados em contextos religiosos e interpretados não como uma grave doença mental, mas como prova de santidade.
Outro aspecto interessante é que a privação de alimentos e o jejum auto-induzindo pode implicar alterações de estado de consciência ou mesmo estados alucinatórios, interpretados como "experiências místicas". Santa Catarina de Siena, Santa Colomba de Rieti, Santa Catarina de Gênova, Santa Verônica, Santa Maria Madalena de Pazzi e Santa Clara de Assis, são apenas um exemplo de anoréxicas cuja principal prova indefinida de santidade, era a sua doença mental.Chegou a tal extremo o hábito de "nunca comer" entre as santas medievais, que os registros feitos pelos confessores surpreendem por constituírem verdadeiras histórias clínicas.
Santa Colomba de Rieti morreu por desnutrição severa auto-imposta, e Santa Verônica não ingeria alimento algum, exceto às sextas-feiras, dia em que se permitia mastigar cinco sementes de laranja em nome das cinco feridas de Jesus. Maria Madalena de Pazzi fazia jejuns severos e, quando forçada a comer, provocava vômitos. Considerava os alimentos como tentações do diabo, às quais deveria resistir, sendo, no entanto, com muita freqüência surpreendida comendo às escondidas, grandes quantidades de alimentos. Um caso típico de bulimia e medo de ir para o Inferno “pré-progamado” Por maluquetes e “gaizetes” locais.
· Ate aqui foi copiado de uma pesquisa na Internet de um blog de titulo “Vida de Cadela” na Blogspot, e de origem portuguesa ate onde pude entender.
Isto nada tem a ver com a fé de quem as cultua, pois tem quem cultua idéias sombrias e perigosas, e não entanto nem é citado, entendo que quando se tira a fé de uma pessoa, é como se cortassem um pedaço da sua alma, assim como abusar dessa fé, é um crime com conseqüências imprevisíveis. Nestes casos se contam biografias (Descrição ou história da vida de uma ou varias pessoas), com situações conflitantes, românticas, aflitivas e abnegadas, com o propósito ou a intenção de manter lendas como realidades, que favorecem apenas aos que as criam e das quais extraem benefícios materiais de ganância e de poder.
Isto pode ser provado? Para que provar? É mais pratico e equilibrado repudiar tentando esclarecer, e mostrar que mesmo tendo pessoas desequilibradas ou mal intencionadas, a transparência da verdade e da razão sempre acaba vencendo pela sua força que não tem como ser distorcida ou suprimida. Os aracnídeos são criaturas vivas na Natureza. Mas os aracnídeos de forma humana são figuras que carregam um veneno tenebroso, o qual provoca seqüelas dolorosas no espírito humano, mas quando chegamos ao fim de nossa jornada, esse veneno acumulado acaba sendo o algoz de seus próprios autores, e seus efeitos só eles podem descrever, mas não podem neutralizar enquanto não tiverem o antídoto para tal.

Nenhum comentário: