quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Poe que o ser humano se degrada?

Porque o ser humano se degrada? Esta é uma pergunta difícil mas ao mesmo tempo corriqueira, por quê? Porque o conjunto de idéias e de emoções quase sempre cria um sentido à margem da realidade de suas vidas. Por conseqüência o ser humano quando começa a se degradar dificilmente entende como uma falha sua, ou como uma incapacidade de reagir a uma mudança de situação, seja no seu dia-a-dia ou seja ela de ordem moral ou psíquica.
Tudo o que nos governa seja física ou espiritualmente vai de posição adotada pela pessoa, uma é o lado positivo do entendimento e da razão unidas à intenção de não aceitar a degradação, e outra é o lado negativo governado pela emoção e pela perplexidade de que tal coisa não poderia acontecer. Porém em quanto o lado positivo reage contra qualquer tipo de degradação, o lado negativo além de não reagir quase sempre auxilia a degradação a se tornar mais virulenta, como assim? É porque o lado negativo não procura soluções para sair das situações adversas, procura quase sempre colocar a culpa principalmente naqueles que ele tem como inimigos, mas nunca admite falha alguma de sua parte pois sua complexidade cai no labirinto do desequilíbrio, é e isto que não o deixa ver uma saída a não ser com soluções de retaliação praticamente contra tudo e contra todos.
Todo ser humano e dependente das realizações ou não realizações para traçar o curso da sua vida, quando a pessoa se conscientiza que só pode viver um dia de cada vez, e que é indispensável à ajuda de seus semelhantes para levar a cabo idéias e projetos, alem da aceitação da sociedade de qual apoio necessita para tudo isso, com certeza que mesmo tendo que enfrentar oposições e negativas que possam vir a derrubar seus projetos, ele não cairá em sentimento de degradação pessoal por principio e por caráter, e por entender que se aqueles que poderiam contribuir não o fizerem ele sozinho nada poderá fazer. Por outro lado aquela pessoa que já está em processo de degradação possivelmente que entrará em conflito com qualquer pessoa que se opôs, quer a seus projetos assim como sua posição na comunidade, e por conseqüência isto pode originar conflitos tanto de ordem pessoal como coletiva.
O ato da pessoa se degradar tem uma série de causas ligadas à personalidade a comunidade assim como ao trabalho e as relações humanas, porém a degradação salvo exceção a regra tem sua origem no seio familiar ou na falta deste seio familiar, é claro que isto é apenas um lado físico pois no lado moral que para ser melhor entendido é o lado espiritual, ou seja a espiritualidade da pessoa sofre pressões psíquicas que não podem ser vistas fisicamente mas que atuam no campo da mente, por estar ligadas a erros de vidas passadas e a escolhas que este mesmo espírito determinou seguir como missão e como parte integrante de sua evolução espiritual, mas quando a pessoa no tem a mínima idéia de que tem uma missão espiritual a cumprir, ou ele não acredita em tal missão, é natural que se faça confusão principalmente por falta de raciocínio do que o perturba ou mesmo da cultura em que ele e criado. A missão espiritual que vem com o ser humano quando nasce não tem nada de inflexível como também não e um castigo, pois ela pode ser realizada de diversas maneiras devido ao livre arbítrio, assim como a intenção de querer melhorar ou não querer melhorar, o espírito recebe uma missão mas isso não implica em que será cumprida, tudo vai depender das decisões que a pessoa tomar ao longo da sua vida, portanto entenda-se que não há regras nem métodos, mas apenas uma série de caminhos dos quais a pessoa escolherá um ou por veces nenhum, e a soma de suas escolhas o fará evoluir ou poderá degradá-lo.
Tudo o que o ser humano enfrenta neste mundo é para ele entender e separar o certo do errado, e também entender que os atentados a destruição da vida, muitas vezes estão como exemplos para que se entenda que não deveriam nem devem acontecer, e não para entender que o mundo e assim mesmo pois isso só será dar valor e apoiar o negativo que só destrói, nós somos o que queremos ser e quando assumimos o nosso Eu estamos fazendo uma escolha para bem ou para mal, e não adiantará dizer que fomos enganados ou que nos ensinaram a ser assim, pois nossa consciência virá para desmentir. Porém nenhuma pessoa tem porque se degradar basta enfrentar os medos e pedirem ajuda que ela com certeza virá. Reagir ao negativo, e saudável.

Nenhum comentário: