quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A arte do engano e da simulação

O que agora vou explicar não é de domínio público abertamente como geralmente se pensa das realizações humanas, sendo mais conhecido de escritores estudantes de arte marchans e peritos de arte e pintura em quadros e afrescos estátuas ícones e simbolismos assim como pintura em rochas.
Os lugares e templos estão com um véu de mistério cultivado por séculos através de lendas, e sua divulgação favorece àqueles grupos que pagavam e tinham interesses em que esse mistério continuasse e se fortalecese, e para criar uma aura de temores ou mesmo de medo sobre tudo naqueles mistérios que de propósito eram divulgados, e assim manter um poder e um controle sobre todos os que estivessem em dúvida ou fossem propensos a aceitar tudo o que lhes fosse falado.
Assim começaram as lendas das quais cavaleiros cruzados e dignitários da igreja surgiram como defensores não só de uma fé ou do Cristianismo, mas sim como abnegados defensores mártires e guerreiros contra as forças infernais, (que é claro que eles mesmos criaram) onde histórias e lendas correram mundo umas se firmando como provas divinas e outras como milagres, e outras como testemunho de quem não pode provar mais dão sua palavra de honra, (para eles até que pode ser verdade, sem necessariamente o ser) e assim atualmente com a tecnologia existente, profissionais e outros aventureiros manipulam figuras e lugares acrescentando efeitos especiais, para dar veracidade e incutir na cabeça dos incautos por indução, todo esse monte de lendas que para eles apenas representa lucro, sem se importarem no quanto isso confunde e transforma as pessoas mais simples, mas eu entendo isso como uma ganancia e nada além disso, pois são apenas distorcidos e poluídos por um fator patológico, e é patético ainda por cima achar graça da perplexidade dos pouco instruídos e suas reações.
Eu entendo que as igrejas cristãs foram as que mais contribuíram para criar essa espécie de circo, e é igreja romana criou uma série de lendas conceitos dogmas e sacramentos, com uma tão complicada é elaborada maneira de procedimentos a começar pela língua adotada que há muito tempo se tornou morta (chamada Latin), por ser esta a mãe das línguas na sua maioria ocidentais, daí começou a igreja a criar mártires beatos e será que eles falam santos, mas baseados em qual direito isso era feito? Já teve sobre a terra algum homem além de Cristo que pudesse fazer isso? Mais Ele o fez? Pode ser provado que ele deu esse direito a alguém? Então, de onde saem todos os santos e santas que só o são porque um grupo de indivíduos diz que são? Quem lhes dá o direito de avaliar o que é o milagre e o que não é se afinal não sabem explicar?
Que eles fundassem uma religião seja lá com que intenção motivo ou justificativas tudo bem, más dizer que só eles tem esse direito e que só eles podem fazê-lo é muito visionário além de autoritário, se apelar para o livre-arbítrio eu ate posso concordar, mas daí a governar vidas e lhes impor leis e regras ameaçando veladamente que se não seguir estas diretrizes estará condenado à danação eterna, e que só se arrependendo de seus pecados é recebendo das mãos de um sacerdote o perdão ou o castigo e que poderá seguir ou não seu próprio destino do outro lado da vida? Dizendo eles que Cristo disse aos apóstolos “Tudo o que vocês atarem na terra será atado no céu, e tudo o que vocês desatarem na terra será desatado no céu”? Se Jesus veio para desatar e abrir os céus (segundo eles) por que diria para eles que tudo ia ficar nas suas mãos? Quer dizer que Jesus veio para redimir a humanidade mas deixou fiscais como prevenção?Mas que Cristo e esse? Ou para ser mais explicito "foi isso que conseguiram fazer com Aquele que é o cabeça de sua igreja, segundo eles falam"? Que pobreza gente, que pobreza!!
Mas entendo como uma embromação e uma indução ao medo, a sujeição, e a dependência pisiqica, mas nenhum homem tem ascendência sobre outro nem pode perdoar erros que tenha praticado contra ele mesmo ou contra terceiros, pois isso é dar falsa segurança a todos àqueles que acreditem que dessa maneira serão aceitos no seio dos bem aventurados (onde será que fica tal lugar?) criando com essa maneira de ser uma distorção que no futuro quando tiverem que prestar contas, o sabor lhes será amargo, pois de onde saiu que o homem tem que ser salvo? Salvo de que? De uma invenção?
Quem disse que o homem corre perigo de se perder na eternidade sem-fim? O desequilíbrio já chegou a um ponto que se passa pelos princípios e pela liberdade espiritual que Deus deu A humanidade? Por que é para que se faz isso? Para salvar almas? Mas quem foi que disse de que nós estamos em perigo? Porque outros determinaram ser assim? Se isto for determinado e explicável através da fé, tudo bem, mais e isto verdadeiro ou real? Ou são apenas delírios de alguns "ungidos"?.
Ou basta simplesmente dizer ser assim mesmo e devemos obedecer? Senão seremos amaldiçoados? O que é uma maldição? Entendo eu que a maldição não passa de frustração e raiva por não conseguir convencer outros da importância de sua doutrina não ser cumprida e obedecida, pois sendo assim você não terá um cliente submisso e sim um oponente rebelde, e isto será muito mau para a organização e os projetos de continuidade, mas, para não perder a razão, alem de suas subsistências físicas a idéia sempre será se impor mesmo que isso venha a trazer resultados desagradáveis tanto para eles como para os outros, e esta companheiros a realidade que aí temos como conseqüência da falta de nosso entendimento, e da nossa displicência por não querermos analisar e por entregarmos nossa liberdade a outrens para nos tornar objeto de seus desequilíbrios, ou da sua ignorância. Ou de coisas que não me atrevo a falar.


Nenhum comentário: