sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Quem é que reescreve a Historia?

A Historia pode e ao mesmo tempo e reescrita por muitos historiadores, tanto de governos quanto civis, sabemos que muitos dos eventos do passado distante ou próximo foram registrados por muitas tendências políticas, religiosas ou sociais, e os historiadores não são pessoas especiais, e muitas das veces também não são neutros ou fieis a registrar o evento exatamente como ele ocorreu, isto não quer dizer que tenha desonestidade, mesmo que qual e aquele historiador que se pode dizer que está acima de qualquer interferência? Levando em conta que somos humanos eu diria que tudo vai de postura e consciência ética, mas se a informação for errada o registro dela será inverídico mesmo não sendo intencional, mas na verdade o que se lê muito em Historia sobre tudo no campo militar e uma exaltação a personagens por seus feitos guerreiros contra o inimigo, mas o que se diz dos feitos guerreiros de exércitos invasores e colonizadores?
Por acaso os historiadores na Inglaterra registraram as barbaridades que seus conquistadores fizeram em todos os países que invadiram? E documentaram isso nos livros de ensino? E foi o mesmo com todos os povos da Europa que seguiam essa pratica? Ou dos povos do Oriente ressaltando o Japão que ate 1945 (derrotado pelos aliados) vinha com um histórico militar de 2500 anos sem derrotas ou de ter sido dominado por aqueles a quem guerreava? E acredito que nos seus livros não apareçam às atrocidades e injustiças que seus comandantes ordenaram para beneficio do Império, ou será que aparecem?.
Em que livros de historia aparecem os julgamentos de criminosos de guerra japoneses e de seus aliados? Quantos fascistas foram julgados? Só teve criminosos na Alemanha nazista? Só La que teve holocausto? Por que se omitem esses fatos? Os vencedores não tinham criminosos de guerra em suas fileiras? Por acaso se registrou quantos milhões de vitimas teve na guerra do Pacifico em campos de concentração de ambos os lados? Onde aparece a cobertura que o alto clero do Vaticano deu aos criminosos nazistas para ir para a Argentina e de lá para os Estados unidos? Von Braun por ser cientista e responsável pelas mortais bombas V1 e V2 por que foi poupado pelos norte americanos e o levaram para seu pais e lhe deram cidadania? Bondade? Ou interesse no projeto espacial e de mísseis intercontinentais com ogivas nucleares? A historia o mostra como um criminoso consciente de suas obras? Ou era apenas um cientista que obedecia ordens contra sua vontade? Qual e a pessoa no Planeta que se envolve em projeto e fabricação de armas e não e um potencial genocida, ou mesmo um genocida praticante com o apoio do governo de seus pais? Realmente o caso e de ordem moral, mas viver pela espada não resolve nada, apenas alimenta um sentimento de ódio e violência dos quais as populações são sempre as vitimas a começar pela aprovação delas mesmo, porém o erro só e visto quando a intolerância se impõe como maquina de destruição.
Visto do ângulo deste escritor, a Historia foi e continua sendo modificada de acordo com interesses político-financeiros, ou mesmo culturais dos países, e enquanto não acabar um tal de orgulho guerreiro e de supremacia, a Historia continuará sendo escrita para ser servidora de interesses mas pouco documental dos verdadeiros fatos, por essa mesma razão, claro que hoje em dia devido ao deficiente ensino, a Historia está em terceiro lugar e è pouco procurada se tomarmos como referencia os primeiros 70 anos do séculoXX, Pois atualmente não se contam historinhas para as crianças sonhar, agora se fala em super heróis com poderes inimagináveis que apenas excitam a violência nas crianças, e as predispõem a ver a vida como uma guerra e não como uma realização de seus potenciais criativos, tudo gira em volta de uma selvagem idéia que o semelhante tem que ser destruído, mas quem leva a culpa e a pobreza material, a pobreza de espírito e omitida para evitar que se pense e se possa reagir, e assim caminha a humanidade sem saber o que tem depois da curva.

Nenhum comentário: