quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A dor invisivel II

Como se pode definir uma dor invisível? Por que quando queremos explicá-la não temos palavras para expressar sua magnitude? A estas perguntas ninguém pode dar explicação a não ser quem sente a dor, e mesmo assim poucas pessoas conseguem explicar sua origem e o porquê de sentir tal dor, claro que teorias têm muitas mas explicações racionais são muito raras ou simplesmente desconhecidas. Eu entendo ou procuro entender que este tipo de dor não é uma dor física, mas se reflete como tal no nosso peito e vai aumentando nossas batidas cardíacas e dificultando a nossa respiração além de encher nossos olhos de lágrimas, é uma dor saindo do fundo da nossa alma quando perdemos uma pessoa querida, seja da nossa família ou um amigo ou alguém das nossas relações que apreciamos.
Essa dor também se manifesta quando vemos crianças doentes abandonadas em um hospital ou mesmo na rua, também a sentimos quando vemos a crua frieza de um desajustado ferir ou matar alguém, mas esse sentimento vivo também aparece quando vemos as miseráveis condições em que estão ou se encontram muitos prisioneiros, ou quando vemos animais serem abusados maltratados ou mortos pelo prazer insano de matar, ou quando vemos a natureza ser arrasada e envenenada por cobiça e por ganância, assim como muitos de nós choram junto com aqueles que choram de fome, por doenças por não ter abrigo ou simplesmente por falta de calor humano.
Como também esta dor invisível se manifesta quando vemos as pessoas serem humilhadas e injustiçadas pela indiferença por vingança ou por ódio, e aqueles que poderiam ajudar e amparar apenas menosprezam seus propios semelhantes por pura baixeza moral ou por arrogância e egolatria.
É uma dor as veces tão intensa que desequilibra o espírito ao ponto de sentir e duvidar que Deus seja mesmo Amor e Justiça, mas, porque duvidamos? Por que na nossa perturbação não conseguimos ver que aquilo não é obra de Deus mas sim de nós mesmos ou de nossos semelhantes desequilibrados, e por esse mesmo Libre arbítrio que Ele nos deu Ele espera que nós possamos ao menos tentar corrigir tanta selvageria.
Dor invisível da frustração, do medo, do ódio e da intolerância que consome nossas almas, dor da traição, da impotência de não poder fazer nada, dor por sentir inveja, dor de reconhecer nossa incompetência, dor quando vemos nossos filhos trilhar o caminho que os acabará destruindo, dor de não termos aproveitado para viver nossa vida que se vai misturando com o medo de um futuro incerto. Dor que se mistura com revolta quando apelamos para o lado espiritual mas aparentemente não temos respostas, assim como a dor de sermos impedidos de realizar nossos sonhos e vermos a morte se aproximar.
Consumiria muitos capítulos escrever todos os tipos de dor invisível que pode afetar nossos espíritos, mas uma coisa é real, a intensidade da dor que cada um sente apenas quem sente sabe o quanto isso machuca, porém tudo o que sai da lei natural das coisas é enganoso e ficar fechado ou escondido só rezando, passando o impacto causado devemos ou deveríamos tomar uma atitude positiva para corrigir tais distorções. Porem devemos entender que não podemos corrigir todos os erros mas ao menos uma parte deles podem ser corrigidos.
Madre Teresa de Calcutá escreveu no seu diário uma frase muito linda que diz, “Quando julgamos as pessoas, não nos fica tempo para amá-las” portanto pergunto se uma pessoa franzina tinha um espírito tão forte será que nos ao menos não podemos tentar imitá-la? Se ninguém nos pede nada a não ser o que podemos dar, porque na maioria das veces nem ao menos essa bondade queremos fazer? Acreditam que só nos limitando egoistamente a adorar Deus, vamos conseguir fazer um mundo mais justo e mais fraterno? Ele não te pede isso, pede?
Ou não entendemos que quando amparamos nossos semelhantes adoramos Deus cem ou mil veces mais que quando repetimos dentro de templos o nosso duvidoso amor para com Ele, mas quando não fazemos nada por ninguém o que realmente nós estamos adorando? Que gosto venenoso e esse que não queremos escutar a dor e a miséria em que estão muitos milhões de nossos irmãos? Que dor invisível nós sentiremos se a vida nos colocar nessa condição de dor e miséria? Diremos que é injusto? Ou conseguiremos ver o outro lado da moeda?
Seria bom se conseguirmos entender que todo o mal e miséria que o ser humano provoca é igual a armas letais usadas em guerras e conflitos, mas essas armas na realidade não são nada pois as verdadeiras armas que provocam tudo sempre foram são e continuarão sendo as nossas mentes.
Como são também as nossas mentes que quando estão desequilibradas só querem compartilhar o Amor de Deus mas se negam a compartilhar da Compaixão e da Bondade que Ele tem por todos nós, a dor invisível que nós sentimos quase sempre é fruto da nossa cegueira da nossa vaidade e da nossa intolerância em não querer admitir tanto nossos erros nossa vaidade assim quanto nossas limitações.
Provocar dor miséria desespero e morte muitos falam ser apenas possessão demoníaca, mas é uma desculpa padronizada admitida e apoiada por varias doutrinas para lá de duvidosas, assim como o ser humano não quer admitir que ele e somente ele e o responsável por todo o desequilíbrio tanto psíquico como físico. Este escritor tem certeza que se todos aqueles que dizem ser “exorcizadores de demônios” se tivessem esse poder,(coisa que não possuem) não teríamos mais nenhum maluco, nenhuma doença nem violência ou esses crimes e toda dor acabaria, e a igualdade e amizade decorrente disso nos daria alegria para viver em paz nos apoiando mutuamente.
Mas sem querer ser inconveniente, pergunto, porque será que a cada dia que passa o crime a violência as doenças e os doentes mentais aumentam tanto? Espero que não digam que é porque não seguem a bíblia pois esse filme já estou cansado de ver é até agora além de pedirem dinheiro não vi o tal resultado falado para acabar com os males anunciados do mundo. Então o que nós queremos? Ser equilibrados,ou ser iludidos? Ou será que quem segue sómente aquilo que lhe falaram não adoece? Não sente dor de fome ou por doenças, ou mesmo por fracassos financeiros? Não sentem revolta quando seus filhos se desviam dos caminhos que eles lhes traçaram? Não? Tudo isso Deus vai prover e consertar? E quando nada acontece apesar de pedir? Saberá ou tentará ao menos tomar uma decisão e agir para consertar o que está errado? Ou entenderá que Deus tem por obrigação consertar por ter entregue sua família nas mãos Dele, e assim não fazer coisa alguma? Quando a dor invisível vem, as pessoas costumam cair na realidade que não esperavam mas, mesmo assim ela aparece.

Nenhum comentário: