quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A dor sofrimento e sacrificio é um engano medroso

A dor pode ser de ordem física psicológica ou moral que comumente se chama dor psíquica ou espiritual, os motivos da dor física são muitos e eles sempre indicam um trauma do corpo ou a presença de um mal-estar ou de uma doença, podemos sentir dores físicas quando levamos nosso corpo ao limite, que pode ser por agressão por contaminação direta ou indireta de vírus ou bactérias, por alimentação errada ou por excesso ou falta de alimentação, mas os agentes naturais também podem provocar os diversos distúrbios tanto físicos quanto psíquicos, alguns dos quais são apenas psicológicos, o equívoco está em não entender ou simplesmente por ignorância como também por ignorá-los como motivos falsos, as variantes são enormes e os resultados podem levar a pessoa a ficar acamada por longo tempo deteriorando seu corpo e até levá-lo definhando ao falecimento.
Desde o momento que a dor se instala entrarmos no sofrimento corporal psicológico e muitas vezes moral. Razões? Cada pessoa tem as suas o desequilíbrio do corpo que provoca reações das mais diversas, e de repente podemos ter um quadro caótico de acordo com o medo a maneira de ver e a ansiedade, que faz com que as pessoas muitas vezes por seu espírito de independência se verem obrigadas a ser cuidadas por pessoas más, e não entendendo que por um princípio são amigas e solidárias, é claro que têm aquelas que o vão assistir por interesse e quando pessoas ficam bastante desequilibradas pela doença e pelo sofrimento, pode ser que às vezes o seu próprio egoísmo os leve a alguma confusão mental..
Mas o grande vilão da história não são as doenças nem o sofrimento, mas sim o que essa própria condição vulnerável faz emergir, o tipo de criação que teve o que fez de certo e o que fez de errado, e como ele fica perante a sua crença, (se ele tiver uma) e quanto isso afeta todo o que lhe foi ensinado e como foi ensinado, se foi com amor ou com ameaças e violência, pois terá pessoas que chegarão perto para confortar com frases prontas sobre religião e aceitação, e isto poderá levá-lo a uma certa pressão mental se ele foi assim ensinado com ameaças, se foi ensinado através da razão disciplina e alguma bondade ele não se desequilibrará apenas escutará e seguirá a linha de seu pensamento, mas se estiver cheio de dúvidas e sentimento de culpa todo poderá acontecer, e daí será por medo de um castigo divino ou de seqüelas físicas, ele acreditará que pedindo perdão de seus pecados e oferecendo a dor e o sofrimento por que ele está passando a Deus ou seja lá quem for, que ele receberá piedade e misericórdia e perdão por seus erros e ofensas, e ele (a) fará tudo para se convencer disso pois sua consciência o obriga a tal.
Mas naturalmente que ele desconhece que ninguém o está castigando pois apenas são as dificuldades no seu caminhar, mais claro que não é qualquer pessoa que consegue entender isso, o apego a bens materiais a obediência e a submissão a aqueles que assim lhe disseram, e que fora daquela doutrina não havia solução para o resgate, se junta com a sua intolerância em tentar desapegar-se daquilo que para ele representa uma segurança futura, mas que acabará por levá-lo a um labirinto sem saída, mas também pode ser que a pessoa no ligue para nada disso, e só se faça de coitadinho e desprotegido para poder ser mimado pelos seus chegados. Tudo vai de caráter intenção e maneira de ver.
Portanto, sacrifícios são vistos de muitas maneiras, se uma pessoa por exemplo diz que para pagar uma casa que ele queria foi um sacrifício, pode ser visto como uma persistência que ele teve para vencer dificuldades, mas sacrifício por quê? Se ele se propôs adquirir aquela casa depois de analisados os prós e os contras, as dificuldades que encontrou e que não estavam ainda previstas foram apenas conseqüência de seu planejamento que não previu que isso poderia acontecer, e se previu e continuou foi persistente mas não e um sacrifício. Este é apenas um exemplo de muitos outros que poderiam ser citados.
Dor sofrimento e sacrifício quando entendidos como uma maneira espiritual de corrigir erro ou erros cometidos não é próprio de pessoas equilibradas, mas pode ser um egoísmo ou um fanatismo que uma vez que a dor e o sofrimento se instalam, as pessoas oferecem como um ato de submissão e de arrependimento, mas acreditam que assim agindo isso tem algum valor? Dor sofrimento e sacrifícios não são coisas que o lado espiritual peça a quem quer que seja, nem mesmo sendo espontâneo por parte de quem oferece, mas pode ser que a pessoa diga assim “Já que estou com dor e estou aqui sofrendo vou oferecer a "Cristo crucificado-Salvador” Por acaso foi Ele que pediu? Ou foi alguém que te induziu a tal coisa? Se você pensa que isso é certo procura um psiquiatra, pois você corre perigo de se tornar patético no teu medo. Mas você é quem sabe afinal de contas do outro lado da vida é você que vai ter que explicar o porquê. Deu para entender? Deu mesmo? então estás esperando o que? Que o mar pegue fogo para comer peixe frito? Se recicla cara, faz por tí!! Por que senão vai acabar pegando só para você sem choro nem vela. Ok? Você é o que quer ser, e só!! então não seja "piolho" seja verdadeiro!!

Nenhum comentário: