quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A deploravel agiotagem espiritual

A agiotagem é uma prática mesquinha e deplorável, e todas as pessoas que caem nas garras dos agiotas uma grande maioria que não consegue se livrar daquela condição de dependência, sofre com os efeitos morais e físicos que tal pratica provoca. Mas se isto provoca um grande desequilíbrio entre os que pedem ajuda financeira aos agiotas, o que podemos pensar de quem pratica a agiotagem espiritual? Naturalmente que perguntarão vocês, o que é a agiotagem espiritual?
Por princípio, agiotagem espiritual é uma prática perversa e deplorável de indivíduos que em nome de uma entidade seja ela qual for, ou de uma religião ou crença pedem compensação material para ajudar todos quantos à sua porta batem com os mais diversos problemas, sejam eles espirituais ou físicos, mas parece que as pessoas não entendem que quando pedem um auxílio espiritual e pagam por ele, não estão sendo ajudados estão simplesmente fazendo uma transação comercial, ou para ser mais exato estão comprando um benefício espiritual na figura de uma personagem que está vendendo o que não possue e isto sempre acabará dando dividendos desagradáveis.
É claro que uma grande parte das pessoas que trabalham desenvolvendo seus dons espirituais principalmente em terreiros, e centros espíritas como também em seminários das diversas religiões, são conduzidos e monitorados por seus mentores dentro de uma doutrina específica, com seus ritos tabus e com conceitos na sua grande maioria intolerantes, e acabam sendo levados a praticar a agiotagem espiritual como se fosse uma coisa natural ou uma “Lei divina”, cujos motivos eu já expliquei em outros capítulos e que são dos mais variados. Mas porque há tamanha incidência em tal prática?
Uma das razões que eu acredito ser é a condução de uma fortíssima fonte psicologia aplicada a uma teoria de que desde o momento que tais pessoas são iniciadas em uma determinada doutrina, os monitores ou como são chamados “Doutrinadores” exercem uma carga de idéias pré concebidas aliadas a uma rígida disciplina e controle, que acaba por modificar pensamentos é idéias moldando as personalidades aos interesses e preceitos daquela doutrina, sendo isto que os dividirá em grupos de hierarquia alguns dos quais acabarão sendo os futuros dirigentes daquela organização.
Se juntarmos os motivos de tudo isto, aonde se engendra à vontade férrea de pessoas que não aceitam o sentido de igualdade espiritual, entendendo elas que só seus fundamentos são verdadeiros e que elas são pessoas especiais predestinadas a conduzir as comunidades para destinos melhores, desde que sejam obedecidas e reconhecidas como emissários de um Deus (?) vivo, aí teremos o que? A resposta é fácil, como assim é fácil? Teremos exatamente o que temos atualmente, um fortíssimo desequilíbrio psíquico aliado a um incondicional comprometimento com a Escuridão. Mas como isso pode ser si só se fala em Deus Cristo os profetas e os mandamentos e evangelhos? Acontece porque palavras são palavras nada mais do que palavras, e não adianta você falar uma coisa se a intenção é capciosa e fortemente negativa. Porém talvez estas linhas que agora escrevo sejam confusas para alguns por ainda não entendem como a religiosidade vista como incondicional pode se tornar complexa e o que é que leva a tal condição.
Para ser mais explícito tentarei colocar este tema em um resumo simples. Os autores e mantenedores dos sistemas religiosos São pessoas com uma forte idéia definida, onde alguns acreditam que foi assim que Deus determinou. Outros acreditam que é uma maneira de manter o poder e o domínio sobre as massas. E tem aqueles que entendem que as pessoas têm que ser assim conduzidas pois sem a religião seria o caos. Mas quando você defende idéias dos outros especialmente em terreno espiritual, é quase certo que tal boba complexidade não entendida somada ao acúmulo das dúvidas, acabará provocando uma enxurrada de perguntas parciais com respostas nada convincentes, e segundo for penetrando nessa confusão de idéias o temor de um futuro incerto acabará absorvendo todos teus atos, até tua vida se irá reduzir a um propósito único que será “Salvar tua alma” E a tua vida só terá sentido se seguir os ensinamentos dos teus mentores por não haver mais raciocínio para entender que pode ser de outra maneira.
E quando atingires tal envolvimento o medo de um castigo divino poderá ou assombrará a tua vida que talvez acabe te levando a uma angústia espiritual a qual pode acabar destruindo tua sanidade mental, e talvez nunca consigas entender o real motivo do que vieste fazer neste planeta, portanto entendo eu que as pessoas devem de evitar entregar sua individualidade, que é um dom precioso que Deus dá a todos seus filhos. Mas mesmo assim tem as escolhas de cada um, e cada pessoa e dona de seu pedaço e o administra como quiser.

Nenhum comentário: