terça-feira, 25 de novembro de 2008

Recursos Naturais

Cada país do planeta tem seus recursos naturais, os principais são recursos hídricos, minérios, agricultura, pecuária no sentido de gerar alimentos e derivados de origem animal, geração de energia e tecnologia, uns tem em abundancia e outros deficiência em um ou vários dos recursos enumerados, isto não inclui o desenvolvimento que se dá a esses recursos, a não ser à força de trabalho ativa e suas especializações começando pela educação e instrução.
A economia de um país e o indicador da fortaleza de sua moeda, mas isso no meu entender e apenas virtual, pois temos como um exemplo a Suíça que tem uma economia forte e estável com um território de 39.770Km2, mas e carente de recursos naturais em questões de sobrevivência se houver uma crise de alimentos e manufaturados, isto para que se entenda que se não tiver recursos naturais em caso de crise extrema, nenhum pais com deficiências graves de seus recursos propios conseguirá acompanhar os que os possuem, claro que esta situação aqui apresentada e puramente virtual, mas o que o dinheiro poderá fazer por alguém se não tiver alimentos, e esse dinheiro não tiver valor algum de troca? No maximo queimalo para se aquecer, ou no desespero fazer uma salada, ou tem outra saída nessas condições? Eu não vejo nenhuma mas pode ser que alguém invente uma.
Para afirmar o que aqui escrevo sobre recursos naturais, basta acessar o Yahoo Noticias na agencia Estado com o titulo “o consumismo que mata o Planeta a cada dia” de quinta feira 18 de setembro de 2008 que irão ler um similar deste capitulo, só que muito mais grave quanto à conduta que temos com nosso Planeta, destacando o Brasil que e a terra em que vivem 190 milhões de pessoas, mas apenas 10% (se for tudo isso) vivem com privilégios que os demais não temos, mas e uma realidade que não quer ser vista por que incomoda, mas se as condições do Planeta piorarem mais do que já estão, não vai só incomodar, vai doer e arder no nosso corpo, e vai secar nossos cérebros por falta de uso da razão e do equilibrio, quem toma sopa de tamanco vai descobrir que e pau puro, e então? Vai dar uma de “gourmet?”.
Tem um grande desequilibrio na maneira de ver a Natureza, da qual fazemos parte integrante, mas para cada pessoa que quer mudar esse quadro caótico, tem 100 que só pensam em si mesmos e apenas poluem e criticam os que querem acudir para evitar o desastre, que a cada dia aumenta e seus efeitos estão aí para que quiser ver ou mesmo ignorar, mas sente e faz de conta que está tudo bem, e ainda tem aqueles que dizem ser “A vontade de Deus que nos está castigando por nossos pecados”, é, tem disso, pateta e aloprado dá em todo lugar, assim como fanáticos e jumentos, e então? Não e maravilhosa a fauna humana no seu delírio de “rei da criação?” Babel, Babel, não e preciso construir uma torre para chegar no céu, agora já tem foguetes que fazem isso muitíssimo mais rápido, ou não sabias disso? E daí? Vais continuar dando uma de pedreiro no meio do furacão? O planeta pertence a quase 7 bilhões de pessoas, mas por que a maioria não que respeitar e ajudar aos que querem evitar a catástrofe? Por que se a montanha está indo em sua direção, acredita que e sua vontade mental, e despreza que e uma avalanche? Se pensar assim vai doer e muito!!, mas sua cabeça seu mestre, não é?.
Dia 22 de Outubro e o dia internacional da Terra, vamos pensar no que podemos fazer por Ela, e não o que Ela pode fazer por nós, pois se a cuidarmos Ela nos brindará com fartura a nossa pequena contribuição, vamos construir e banir dos dicionários a palavra destruir, pois construindo um mundo melhor o custo beneficio será muito compensador e satisfatório, valorize a vida e a proteja daqueles que tem ódio de viver com alegria, esses são pessoas muito, muito doentes da alma, mas sempre que puder peça por eles ao Criador.

Nenhum comentário: