quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A dença moral

Quando um grupo de pessoas ou mesmo sendo uma só se dedicam a divulgar uma crença, e aparecem em monitores de televisão jornais e rádios ou outro meio de divulgação, acredito que entendam o quanto estão sujeitos a críticas e opiniões favoráveis ou desfavoráveis, rejeição ou aceitação alem de tudo o mais que se segue quando se explora a fé das pessoas, mas não é só a fé é também o bolso, e acontece que de uns tempos para cá uma série de mulheres, se intitulando pastoras ou defensoras da fé e dos livros ditos sagrados, se apresentam ao público todas produzidas como se fossem para receber o “Oscar”, cabelo tratado em cabeleireiro, pintura e maquiagem refinada, ou seja você fica duvidando si elas estão falando sobre “Religião” ou, por portas travessas estão te convidando para um programa na noite.(temos o exemplo da igreja “renascer em Cristo”)
Fazem questão de ser as mais sorridentes e agradáveis possíveis derramando seu charme como se fossem artistas, bom, artistas realmente elas devem ser mas a coisa está a um ponto de nível tão baixo? Por que tem tantas pessoas cuja cifra chega a vários milhares tão preocupadas com a sua vida espiritual? Que fervor e preocupação tão grande em querer te salvar, ao ponto de serem tão “Abnegados” que gastam milhões de reais em programas de televisão e rádios, e “Doam” o seu tempo para que você não caia em negro “Pecado”? Ou seja vítima do “Satanás”? Porque ficam eles tão angustiados e “preocupados” para agir desse jeito? Eles pedem alguma coisa? Pedem? Para você se entregar a Jesus? Para você adorar Deus? Ou pedem também para que contribuas ajudando suas “abnegadas missões de amor pelo seu próximo” com dinheiro? Só para repetir a mesma coisa que milhões de uns e outros estão fazendo há séculos? Será que ninguém mais quer trabalhar de verdade alem de planejar como vão te salvar do oponente pecado?
A pratica da mágica e o estelionato moral já possuem sindicato constituído legalmente? Divulgar coisas que não podem ser provadas passou a ser plano de carreira para a aposentadoria? Desse jeito, daqui a pouco vamos ter piquetes nas ruas em greve “sagrada” por melhores condições de trabalho salário e emprego, será que vai ser assim? Mas por acaso eles falam quê ajudes teus semelhantes marginalizados e esquecidos? Que não se preocupe com eles (“missionários”) pois eles não precisam de ajuda alguma, é muito menos de dinheiro? Que você procure contribuir com alguma coisa que te sobra, que eles estarão juntos para apoiar e contribuir também? E isso? Não se fala nada? Onde está à ética e o senso de responsabilidade civil de uma empresa de divulgação que aceita uma coisa dessas só para ter um lucro? Ou entendem como um direito? E a ética e bom senso ficam aonde? Dirão que seguem a lei, mas isso e suficiente para ter visão do que poderá acontecer? E difícil responder, pois cada um tem sua consciência,
E isso é liberdade de imprensa, ou de rádio difusão, ou como queiram eles chamar? Que desde o momento que seja pagos tudo é permitido? Bom a lei pode dizer que sim, mas será que a razão e a consciência junto com o bom-senso concordariam com isso? Será que o cidadão comum não tem mais direito à proteção contra esse tipo de pessoas? Será que as coisas já estão no nível do “Salve-se quem puder”? Quando limites não são respeitados muita coisa desagradável pode acontecer, quem tem a força de mudar evitando que pessoas desequilibradas e gananciosas possam provocar danos em pessoas, que seja por ignorância ou por pura simplicidade são as vítimas de todos esses desajustados que não têm piedade de ninguém, então que mais nos resta? Se as instituições nas quais a população confia, não disciplinam e não analizam que certas matérias são subversivas e danosas à ordem natural das coisas, perguntou eu? Calar e engolir?
O que nos resta mais? Será que por um benefício financeiro, deixam que pessoas mal intencionadas corrompam seus princípios morais? Acredito que quaisquer desculpas por mais racionais que possam ser apresentadas, não conseguirão desfazer o mal provocado nem os efeitos que se desenrolarão talvez a curtíssimo prazo, e pergunto, isso é racional e equilibrado? E isso nos faz avançar no relacionamento humano com a comunidade? Ou se estará ajudando as Trevas e os predadores?
Estas linhas são em parte um alerta, e em parte também um pedido de socorro em nome de todos quantos sofrem as conseqüências de quem não se importa com ninguém em tempo algum, não são uma censura a quem quer que seja, apenas é uma maneira de ver do autor, e ao mesmo tempo um apelo a todos que têm possibilidades de mudar quadros distorcidos, por um simples sentimento de justiça para com seus semelhantes, que ainda não sabem ou não podem se defender de todos os agentes desagregadores do pensamento humano, lembrando que misericórdia piedade e intenção de ajudar são valores espirituais que só enobrecem a quem os pratica, porém acredito que se corrigirmos ao menos em parte os desequilíbrios que só nos levam a um terreno escuro, e se cada um de nós der uma pequenina parcela no sentido de melhorar, a soma de todas essas parcelas será um resultado extraordinário de como podemos modificar para melhor quando nos unimos contra todos os que só pensam em si mesmos, devemos ser tolerantes sem permitir agressão a quem quer que seja.

Nenhum comentário: