quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Caminhos da salvação?

Titulo sugestivo né? Porém a que salvação esses caminhos se referem? No geral as pessoas pensam logo na salvação da alma, outros pensam em salvar seus patrimônios de catástrofes, de roubos, de incompetências, de incêndios, de gula financeira de familiares, de morrer violentamente, de doenças terminais e dolorosas, de guerras, de invasões, de anomalias climáticas, de salvar colheitas, enfim, cada um tem uma idéia e pensa numa solução, seja imediata ou preventiva, e claro que tentar explicar isso seria alem de demorado enfadoso e com resultados duvidosos.
Este escritor não quer debater sobre esses caminhos, mas a luz da razão e da lógica questiona um caminho que é o da salvação da alma, e de aqueles que dizem serem os veículos para atingir essa salvação. Começando por doutrinas religiosas, políticas ou sociais que defendem essas plataformas empíricas, mas, não as provam, porém deveriam de provar, se fossem reais e benéficas, mas são? O filão comercial de salvar almas é uma fonte praticamente inesgotável, e os recursos que movimentam financiam sociedades, indústrias e comercio para beneficio de seus autores, mas com prejuízo do pivô que é a própria e indefesa alma, que fica exposta a exploração selvagem de qualquer um que assim o quiser.
Porém, quando chega o fim da jornada, e se encontra as portas do outro lado da vida, a pessoa vê que sua alma nunca correu perigo, a não ser o que a própria pessoa lhe colocou por razões que só ele sabe, mas, que o incomoda e o pode desequilibrar e turvar sua razão como espírito, sabem? Ao certo ninguém sabe usando termos físicos de como se desenrola esse processo, mas eu, pessoalmente tenho certeza que a única coisa que não é, e ser injusta ou parcial, porém, cada um tem sua teoria e com ela tem que conviver, incluindo quem diz que tudo isso e bobagem, este escritor não se arrisca a dizer que vai pagar para ver, alias, pagar com que e como?
Não posso saber como as pessoas pensam, incluindo os meus amigos íntimos, portanto, entendam tudo o que escrevo, é como teorias, mas, escrevo por que me importo com meus semelhantes, tentando ora adverti-los, ora esclarecer a minha maneira que, entre 8 e 80, tem 36 como equilibrador, mas cada um escolhe se quiser, o numero que entender como certo, porém, procure escolher sem pressões externas ou limitações adquiridas, (só para constar).
O saber não ocupa espaço, mas pode servir como alerta, ou complemento decisório, no histórico de nossas vidas, e como referencia de quando não tínhamos esse conhecimento para poder evitar erros, e que agora podemos corrigir ou evitar.
Querer ajudar sem segundas intenções é difícil e por vezes desanimador, sobretudo quando não se encara como um desafio, e sim como parte de uma justiça que só quer equilibrar as desigualdades, porém, se a Luz faz isso constantemente, quem sou eu para me recusar a colocar meu grão de areia na argamassa universal? Por acaso não faço parte? Claro que sim, assim como todos sem distinção.

Nenhum comentário: