sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Quando se ama

Notou, que quando se ama, qualquer dificuldade e superada por uma motivação que ignora barreiras? Notou que os dias ficam mais luminosos e as pessoas parecem estar sempre sorrindo? É verdade tudo fica fácil e o desequilibrado se equilibra, mas, o amor quando se instala não vem elaborado, ele vem na sua forma bruta para ser adaptado ao espírito de cada um, e alem disso tem o fato que em vez de ser amor, pode ser apenas uma repentina paixão, e ao contrario do amor que nunca acaba, a paixão pode ser como uma chuva de verão, uma tempestade tropical, ou um descontrolado furacão seguido de uma mortal “tsunami”.
Isto parece à narrativa de um filme de ficção, né? Porém o amor e suave, participativo, generoso e sempre pronto a se doar, é certo que a união corporal faz parte dessa comunhão, mas não é o principal motivador, o principal se torna uma fusão espiritual que vai ser estendida a os filhos e seus descendentes, devido a sua infinita força que tudo motiva e tende a equilibrar, porém também e certo que nem sempre é assim infelizmente, agentes externos carregados de inveja e mal intencionados, podem desequilibrar e romper essa união, mas não a poderão destruir, por quê? Por que é a maior força criativa do Universo, ela pode ser arranhada, mas só isso.
Por outro lado a paixão é imediatista, absorvente, dominadora, e altamente egoísta na maioria das vezes, por quê? Por que e raro criar vínculos duradouros, ela é igual a fogo de magnésio, inflama instantaneamente, porem quando o combustível acaba, passa a ser uma coisa sem valor e sem sentido, e isso machuca muito a alma de quem é rejeitado (a), podendo deixar seqüelas do tipo depressivo grave, ou mesmo alterar o sentido da realidade, isso vemos constantemente em casais com ou sem filhos, dissolver uma união que não teve bases reais no sentido psíquico, é claro.
Tem agentes que são corruptores e facilitadores dessas anomalias, a ignorância cultural ou obsessiva dos pais influi por vezes ate demais, tendências ou ideais absolutistas são mais um mecanismo, mas um dos piores é a adrenalina e o perigo de experimentar esse tipo de emoção, que como toda emoção desconsidera a razão, e as conseqüências do que pode vir a ser, quando se da conta da desilusão e tristeza que produz. Mas isto é apenas uma teoria, pois ninguém pode penetrar na alma e sentimentos das pessoas.
Porém podem ver que, sentimentos, relacionamentos e emoções, já tem um bom tempo que são uma enfermidade psíquica de dificílima solução, devido a que suas conseqüências negativas são simplesmente devastadoras no que se refere ao equilíbrio e ao sentido da própria vida.
Para aqueles que lerem este capitulo, só posso dar meus parabéns aos que amam sem reservas, quanto aos que tem algum dos sintomas aqui escritos, meu único desejo e que parem para pensar, e procurem encontrar soluções sem sentimentos ou emoções de raiva ódio ou vingança, pois eles são o final da corda.

Nenhum comentário: