sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Macumba é maligna?

Dizem as mas línguas que sim, mas quantos se dão ao trabalho de pesquisar? Quem se opõe a pratica espírita de trabalho nesse campo, pode ser classificada de varias maneiras: medo do que não entendem, pura difamação gratuita, inveja, ignorância, indução perversa, autoritarismo, raiva e fanatismo entre outras.
Mas o que é Macumba? Macumba é uma palavra africana de origem Nagô, que quer dizer “chamada de espíritos” no vulgar, e “macumbeiro” é aquele que conclama os espíritos a o trabalho em prol dos que dele necessitam. Se nos quisermos aprofundar um pouquinho mais, veremos que todos quantos conclamam um ou vários espíritos, seja na religião que for ou individualmente, são macumbeiros, entendam isso ou não. Tem os que se baseiam nos instrumentos de percussão (atabaques) para falar negativamente, mas na igreja católica tem órgão ou um grupo de pessoas com instrumentos musicais, nos evangélicos a mesma coisa, então por que os terreiros ou centros apenas eles são macumbeiros?
Se formos por essa maneira de ver, os católicos são os mais macumbeiros, pois que se faz em novenas, procissões e festas de santos? Não se canta e ora? Não se diz Anjo da guarda? A coisa é que se confunde o principio espírita com as praticas erradas de alguns espíritas, ou espiritualistas de “mesa branca”, mas de alma com manchas como os vaidosos e preconceituosos que descriminam seus irmãos de fé, mas isso parece que ninguém quer ver, e para ser franco eu entendo que a ignorância é atrevida por simples desconhecimento, ou mesmo por que outros dizem ser assim, é difamam por puro despeito e por que não se enxergam a eles mesmos, assim como suas ações e palavras desrespeitosas e venenosas.
A pratica das crenças é um direito que está na Constituição, e fiquem sabendo que esse direito se aplica a qualquer idéia, sobretudo de sentido espiritual, mas a Constituição não diz ser um direito usá-la para difamar outras crenças, como fazer uso errado delas, ou contar inverdades sejam escritas ou faladas, e isso se aplica a todas e a todos, sejam seguidores, representantes, ou mesmo simpatizantes, ou será que estou errado? Se estiver me retratarei, senão por que se difama? Ou por acaso os que difamam quando se vem em apuros, não vão na maioria das vezes pedir ajuda a os macumbeiros? E eles sabendo disso por acaso negam a ajuda?
Entendam que não estou defendendo o espiritismo, mas, não pactuo com injustiças e difamações, separatismos, intolerância ou preconceitos seja de quem forem, especialmente dos que dizem ser religiosos, ou que dizem ter religiosidade, já dos ignorantes se dá o desconto por sua incultura, e falhas na educação empobrecida.
Claro que não vão ser estas linhas que vão fazer diferencia para quem tem amargura e desamor na sua vida, e sendo que cada um é o que quer ser, e quem tem boca fala o que quer, espero que os pobres de espírito possam algum dia deixar de dar “murros em ponta de faca”, ou como se acostuma falar também “dar tiro no pé”.
Eu acho que tem muito imbecil, que tendo um pouco de poder, só faz burrada.

Nenhum comentário: