sábado, 13 de dezembro de 2008

Heraldica

[Do fr. héraldique, der. do lat. med. heraldus.]
S. f. 1.A arte ou ciência dos brasões. 2.O conjunto dos emblemas de brasão. [Sin. ger.: parassematografia.
A heráldica apareceu na Idade Media (talvez por volta de 550 DC) desenvolvida por monges de mosteiros cristãos em quase toda a Europa Ocidental, a pedidos dos monarcas e senhores feudais para poder através de esses brasões afirmarem suas origens e seu poder, além de ter assim uma identificação tanto representativa perante a corte real quanto com seus súbditos e seus iguais de outros feudos, mas a heráldica e muito mais antiga pois impérios como o Persa e o Egípcio entre outros já usavam símbolos para que seus poderes fossem reconhecidos e obedecidos.
A Europa tem um acervo extenso sobre heráldica e historia medieval, Espanha, França, Inglaterra e Itália, são os países que possuem mais brasões e mais literatura talvez em toda a Europa, e foi esses brasões estampados nas vestes e nos escudos bandeiras e estandartes, que os guerreiros com nome de cruzados adotaram a cruz como brasão por ordem papal no Vaticano,e assim foi que deram inicio a uma das mais estúpidas campanhas daqueles séculos de trevas, para defender a “terra santa” e o “santo sepulcro” como eslogan para as atrocidades genocídios e pilhagens que se tem noticia naqueles séculos, e claro que o verdadeiro motivo era saquear os tesouros de cidades como Constantinopla, a qual foi palco de ódio e ferocidades incríveis, em nome de Deus e Cristo, a Historia está repleta de acontecimentos daquelas campanhas que ate a época atual são festejadas e reverenciadas por um monte de fanáticos, e assim como são todas as guerras, guerrilhas e conflitos, tanto locais como estaduais ou nacionais em qualquer pais do mundo. (isto ate os homens ganhar o Espaço, depois só Deus sabe).
A heráldica passou a ser tão importante que aprox. no século XIII foi anexada como maneira de formar as chamadas árvores genealógicas, sobre famílias nobres e ricas de principio exclusivamente, e assim chegaram ao século XX e continuam ainda no XXI, mesmo que atualmente estejam em declínio devido às tecnologias nesse campo.
Mas a heráldica, no entender do escritor não passa de uma amostra do que através dos tempos as pessoas fizeram para atingir manter e consolidar um poder, que na verdade era e é quase sempre adquirido pela força das armas ou pela ignorancia dos povos e sua falta de reação, porém mais grave ainda e que na atualidade esses brasões continuam influenciando a vida das comunidades como se fossem donos e herdeiros de terras e bens ou títulos doados por Deus.
dom1 [Do lat. donu.] Poder, virtude, privilégio: & dom2 [Do lat. dominu, 'senhor'.]
Forma de tratamento dada a reis, príncipes e nobres e dignitários da igreja católica, sempre seguida do nome de batismo: 2 [Com cap.] [Do lat. dignit (ate) + -ário; fr. dignitaire.] 1.Aquele que exerce cargo elevado, que tem alta graduação honorífica, que foi elevado a alguma dignidade (2).
“Don” e um titulo que se dava a pessoas que se destacavam em alguma atividade comunitária, mas esse titulo não especificava se era por ser bom e produtivo, ou se era um déspota ou um escravagista, e o que se vê e que tal titulo de “Don” se deu a criminosos notórios e a religiosos do cristianismo, elevados a essa dignidade por que? As pessoas vender o que não possuem e falar em verdades que não podem provar, isso que e dignidade? Será que dignidade já mudou de procedimento? Que dizem ajudar os necessitados? Sem interesses ocultos? Olha, o peixe morre pela boca, e querer enganar para levar vantagem e uma “senhora burrice”.

Nenhum comentário: