quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O que é um predador?

[Do lat. praedatore.] Adj. S. m. 1.Que, ou aquele que destrói ou devora. 2. Ecol. Diz-se de, ou organismo livre que depende de predação para sobreviver. (segundo o dicionário Aurélio)
Predador e todo animal irracional que depende de presas vivas sejam elas animais insetos ou plantas, por uma lei imposta pela natureza formando a cadeia alimentar e o equilibrio ecológico entre todas as criaturas vivas, mas onde entra o ser humano nessa contextura? Tal contextura não e natural no ser humano, pois ele só e um predador quando tem desvio de personalidade, ambição e ganancia ou mesmo arrogância ou ignorancia falta de princípios e desequilibrio psíquico, isto o fez ser através das eras o maior predador tanto da Natureza e suas criaturas quanto de seus semelhantes.
O predador humano se divide em categorias de periculosidade de diversos graus, enumerar todos seria maçante portanto apenas darei uma opinião ou teoria de acordo como este escritor vê tal anomalia, um tumulto um conflito ou uma guerra e uma anomalia de topo de pirâmide predatória, saqueadores, terroristas, gangues, guerrilheiros e grupos para-militares se igualam em violência ativa e executiva, agitadores que usam a oratória e a literatura para induzir ao ódio, preconceito ou superioridade étnica e religiosa ou mesmo política são predadores perigosos, mas tem também aqueles que por ser corriqueiro são pequenos predadores no dia a dia, a exemplos que vemos diariamente mas não registramos por ser banal, mas a falta de educação e civilidade cria esses predadores que se fossem reunidos daria uma taxa negativa bastante elevada.
Pessoas que sujam as ruas com todo tipo de resíduos bloqueando a passagem e os logradouros de escoamento e ou são o que? Motoristas que provocam acidentes com vitimas fatais por excesso de velocidade ou bebida ou mesmo falta de atenção, são o que? Ladrões e parasitas são o que? Destruir ou tomar propriedades alheias em nome de “direitos” e o que? Difamar e destruir a moral de pessoas ou famílias e o que? Negar ou omitir socorro a quem está indefeso e o que? Abuso de autoridade ou de poder econômico e o que? Violência domestica e o que? Trafico de drogas e de seres humanos sem discriminação de faixas etárias e o que? Quem degrada a Natureza em suas múltiplas formas e o que? Que mata animais silvestres ou coloca em cativeiro e o que? Quem vive de mentira e oportunismo e o que? O descaso pelas crianças abandonadas e o que? Será que estas perguntas dão para os leitores pensar um pouco nesse tipo de câncer moral? Mas será que vamos tentar corrigi-los? Fica para cada um levar um “papo” com sua consciência tanto particular como cívica, isto se quiserem, certo?.
Com todos os problemas que os países tem em todas as áreas do social entre as comunidades, acreditam mesmo que socialmente estamos no século XXI? A tecnologia está com certeza, mas e nós? Desse jeito que fazemos não estamos retornando ao feudalismo do seculoVIII? Se temos 10 igrejas para 1 (uma) escola e um pronto socorro caquético, 50 bares por 300 m2 de área povoada, e nenhuma biblioteca publica, infra estrutura praticamente zero e vendas de alimentos para lá de duvidosos, alem de serviços de 3ª categoria, estamos em que século mesmo? Hem? Bem, faz igual que na loteria, arrisca um palpite, vai ver acerta né? Vamos acordar e arregaçar as mangas para limpar o quintal de ervas daninhas, pois do jeito que estão crescendo se não tomarmos uma atitude vamos morrer sufocados, radicalismo do escritor? Faço votos que seja, pois na hora da “onça beber água” não adianta gritar que está com sede, pois se for beber vai virar refeição, e então? E isso que queremos para nós nossas famílias e nossas comunidades? Toda jornada começa com um passo, depois e só decisão de continuar andando ate atingir a meta.

Nenhum comentário: