sábado, 23 de agosto de 2008

A Amazonia e 0 desmatamento

Este e mais um artigo sobre um tema por demais explorado, mas a intenção nestas linhas e apenas perguntar por que 60 anos atrás tal preocupação era desprezível? Variantes e explicações tem muitas a começar por políticas publicas, em que o Norte e o Nordeste eram como um Brasil a parte, sentimento que infelizmente prevalece ate os tempos atuais, ora mais forte, ora mais fraco, pergunto, o Brasil possue nos países que ele aqui concedeu terras, ao menos 3% do território que eles dominam aqui? O que eles fazem nessas terras com tamanha extensão em Km2? Que tipo de riqueza produzem no e para o Brasil? “Religiosos” que entram nas tribos de índios para levar “a palavra de um deus estranho” não são agressores dos direitos e da cultura de esses povos indígenas? Se não são o que é que está errado? Se forem por que a lei do país permite? E por acaso tal agressão traz benefícios para os indígenas? Traz? Quais? Entregar suas riquezas a um bando de picaretas equivocados? Por que esses “abnegados” não levam a “palavra” para os israelenses? Por que duas cobras atrás do mesmo rato da briga por conflito de interesses para poder abocanhar e engolir a vitima, só isso!!
Desmatamento, queimadas, contrabando de bens naturais, comercializar animais silvestres, destruir ou poluir nascentes de água potável, e todos esses crimes contra a Natureza e as pessoas, se fala muito mas não se faz praticamente nada, e tudo em nome de uma ganancia que acaba por ser mortal para um numero de pessoas imensas (não calculado) mas, é quando não houver maneira de acudir devido à insensatez? Vamos colocar a culpa em quem? Olhem, essa seria uma coisa que não gostaria de ver, mas se tivesse que ver, podem acreditar que não ficaria nada surpreso com as desculpas que seriam dadas, e mesmo na minha tristeza em ver tanta devastação, seria coisa para rir mesmo sendo trágico, pois zeros a esquerda não tem valor algum, apenas nos mostram o fundo buraco em que caímos sem probabilidades de sair, mas acreditam que não pode acontecer? Ou o que e mais grave, creio que já está acontecendo, mas como diz o ditado, “amanhã Deus proverá” e isso? Então tá!!! Um alerta, cobra que não se arrasta não engole sapo, sabiam?
Queremos ser evoluídos falando sobre obras literárias (que na verdade nem entendemos) gastamos nosso tempo e dinheiro para assistir eventos que não nos dizem nada, discutimos sobre crime, violência urbana e rural, trafico de drogas e pessoas, exploração e violência com crianças, escândalos de pessoas publicas, novelas que assistimos para esquecer nossas frustrações nos vendo como juízes ou mediadores de cenas virtuais, falamos de economia, de moda, de excesso de carros nas ruas, de educação, dos erros dos governantes, de assaltos seguidos de morte, da espoliação da Amazônia e outros lugares, em fim, um montão de assuntos, mas fazemos o que na realidade? Unimos a ação real ao que vemos de errado quando comentamos ou criticamos? Ou apenas só falamos para ter assunto de conversa? Por acaso conhecemos ao menos os Princípios Fundamentais da Constituição do Brasil e seus 4 artigos? Ou ao menos o artigo 1º parágrafo único? Conhecemos nossas obrigações e direitos para ser realmente cidadãos conscientes e presentes? Se os conhecemos mas não os praticamos, de que adianta falar? Se não os conhecemos, e por que não há interesse real e efetivo de conhecer? Por que e coisa só de “barão”? Por que tem muitos que falam mas não praticam? Ou será que acreditamos que isso e apenas literatura para “doutores”? Ou e porque criticar e mais fácil do que tentar soluções? Ou por acaso tirar “o corpo fora” e mais confortável? Infelizmente e tudo isso acrescido de muitos sentimentos fatais.
Se não gostamos da miséria, da injustiça nem da violência, por que permitimos que os desajustados fiquem impunes de um monte de crimes? Será que ainda não entendemos que destruir (neste caso) a Amazônia e um crime contra a Natureza por principio e como conseqüência contra a Humanidade? E que em qualquer lugar do planeta que tal crime acontecer segue o mesmo padrão? Não conseguimos ver e entender que apoiando esses predadores seja lá de que classe social forem ou de qual lugar do mundo, são quem está destruindo nosso futuro e nossos suportes de vida? O que pensam que se deixarmos isso continuar vai acabar acontecendo com nossos filhos e netos e os dos nossos semelhantes? Ficarão protegidos por que lhes deixamos bens materiais inúteis perante tal destruição que poderá acontecer? Ou não vemos que não e um sonho, mas sim um pesadelo? E, parece que as pessoas estão tão iludidas que não sabem mais raciocinar, ao menos para seu próprio bem, apenas pensam que se elas se derem mal, vão ao menos levar um monte de patetas junto com elas, e depois? Depois....?
Depois se canta a canção “Lata d’água na cabeça, lá vai Maria, lá vai Maria.....”
Tento entender esse tipo de ódio sem sentido contra a vida e contra a alegria de viver e participar, mas até agora ainda não consigo uma explicação que possa ao menos me dar uma direção para o entendimento de tanta raiva e caos psíquico que muitas pessoas gostam de cultivar, porém tal desequilibrio deve de ser filtrado para evitar que seu redemoinho afete a razão a tolerância e a bondade, que são as ferramentas básicas para poder ajudar, ou ao menos diminuir tal turbulência. A união faz a força, mas lembrem que se acrescentar água ao vinho, este enfraquece, por que? Por que foi uma mistura errada, ou seja, mal analisada, somente isso!!! Portanto...........?

Nenhum comentário: