segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ditadores, despotas & Cia

Segundo o dicionário Aurélio ditadores déspotas e tiranos são pessoas absolutas arbitrárias e opressoras. São pessoas também com tendências dominadoras e a sua principal marca é a intolerância e o autoritarismo. Porém nem todos foram ou são assim os gregos já praticavam este tipo de política para fins civis e militares, o império romano praticou essa modalidade em grande escala, e assim essa praga prevalece entre nós ate os dias de hoje.
São poucas as pessoas que estão preparadas para assumir um poder pois o poder é igual ao canto das sereias quanto mais é cobiçado mais tirânico destrutivo e autoritário ele se revela. O lado negro do poder se prestar atenção veremos que está no nosso dia-a-dia, está no mau pai de família, no trabalho onde se encontram pessoas que basta ter um mínimo de autoridade para abusar dela, está em um mau policial está também no mau médico ou médica assim como no enfermeiro ou enfermeira que abusam de suas posições.
Como também está no paciente que quer extrapolar nos seus direitos como também está no advogado que não tem ética, está também nas pessoas que com uma arma carregada na mão se acham donos da vida e da morte de seus semelhantes, assim como está também em quem usa seus cargos ou sua posição social para atropelar os direitos dos outros, assim como está nas pessoas consideradas membros de quadros religiosos que impõem a sua vontade a seus seguidores apoiados no medo do desconhecido e nas ameaça do castigo.
A lista é longa mas pouco observada por ter-se tornado corriqueira e na maioria das vezes não prestamos atenção à humilhação a que nossos semelhantes são submetidos por tal praga venenosa. A Europa já foi palco da estupidez machista no ensino parece que eles evoluíram um pouco, porém os países “Da gloriosa raça anglo-saxonica” herdaram ou adotaram nas escolas a tirania e a opressão na figura de crianças pré adolescentes e adolescentes cuja tirania e violência fazem questão de produzir e reproduzir em filmes, o abuso que alguns fazem com outros mais fracos como bater humilhar roubar o lanche ou o dinheiro que eles levam para esse fim. Mas o que tentam dizer com isso?
Que a criança tem que aprender a abrir caminho pela violência? E depois? Não será nestas crianças tomadas pela violência e nas adultas que está e vai estar à direção de seus países? E o resto do mundo tem que aprovar tamanha insensatez de alguns poucos que perderam o sentido do que deve de ser evitado? O que é que eles nos dão que não seja vendido? Religião? Não, não é, o sentido religioso deles é dominar pelo medo e pela submissão, portanto você quer ser escravo de um imbecil retardado? Quer mesmo? Mas preste atenção porque o processo que a tirania usa é igual ao toureiro na arena segurando uma capa vermelha para atrair o touro, mas por trás dessa capa o toureiro mantém uma espada a qual num momento dado vai cravá-la no coração do touro para poder receber as homenagens e os aplausos de todos os que assistem esse drama burro.
Os ditadores os tiranos e déspotas não fazem por onde ser amados mais fazem questão e muita em ser temidos para mostrar seu poder e para ser obedecidos pela força e ameaças das armas, mas o interessante nisso é que o povo se divide a favor e contra o que favorece o conceito de “dividir para conquistar”, mas isso só acontece quando um povo não suporta um governo ruim mas não pára para pensar que aqueles que vai escolher podem se tornar iguais ou piores aos que já foram depostos, neste momento o povo e que vai ver e entender que conseguiu sair da frigideira para cair diretamente no fogo, e naturalmente vai se queimar talvez mais do que ele pensa mas acabará fazendo o que?
O que sempre faz uma resistência subterrânea e treinar grupos armados para combater aquelas criaturas que eles mesmos criaram. E o que e que isto acaba gerando? Apenas dor morte e miséria e uma nação completamente desmembrada. Mas não valeria mais a pena ser racionais e fazer uma análise de todos aqueles que colocaram ou colocam como líderes? De que adianta um prato saboroso se quando você o come te envenena? Por que você não foi prudente para perguntar sua origem? Só para satisfazer o ego? Por acaso defunto da opinião? Quem está em uma cela pega em armas para lutar pela liberdade? Então? Dá para entender?
O ser humano é o único no planeta que tem a capacidade de ter pena de si mesmo, e quando isto acontece ele para de evoluir, por quê? Porque para de caminhar no sentido de superar seus pensamentos negativos que o colocam dentro de um charco de água sem oxigênio e onde não há oxigênio a vida os sentimentos e as emoções acabam morrendo por pura paralisia e falta de reação. As pessoas que só pensam em si mesmas são doentes morais que precisam muito de ajuda mas tentar ajudá-los é próprio de quem tem clareza equilíbrio e piedade por entender a triste condição em que estas pessoas se encontram, mas o caminho da evolução esta em ajudar e entender as fraquezas e a impotência daqueles que não conseguem se ajudar a si próprios. Vamos ajudar-nos uns aos outros? Vamos tentar? Amar faz de nós pessoas melhores. Ou não? De que e que você gosta mais? De festejar com seus amigos ou levar um monte de porradas na cara? Para não ser parcial coloco isto como pergunta de múltipla escolha, se quiser escolher não se “avexe” viu?

Nenhum comentário: