segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Esses que cantam louvores

Tem muito de movimento fanático ou talvez apenas ganancioso, numa boa parte de esses grupos musicais especializados em música gospel ou para ser melhor entendido música sacra ou evangélica, por quê? Porque tudo se resume em exaltar o nome de Deus e de Jesus mas se evita todas as realidades todas as mazelas e todas as injustiças, assim como o abuso e a crueldade que se faz com todos os seres humanos desprotegidos. Estes mesmos que cantam o louvor que chega a ser uma repetição hipnótica São os mesmos que podem levar as multidões quando seu canto se torna canto de sereia, a conflitos e perseguições religiosas assim como a atos de crueldade cega em nome do Criador.
Eles não cantam nem promovem eventos por amor mais sim por pagamentos volumosos, o que os define como profissionais promotores da fé alheia. A falta de motivação e metas a alcançar está levando a juventude de um modo geral a se dividir entre o crime e a violência ou um fanatismo religioso orquestrado mas ao mesmo tempo vazio e desesperado, o mundo nunca presenciou tamanho volume de pessoas vivendo da exploração da fé. Mas acreditem ou não esta exploração já se tornou uma síndrome incontrolável cujas conseqüências não dá para imaginar ou para prever.
Em termos financeiros são movimentados mais de 500 bilhões de dólares por ano com literatura Dvds e doações não computadas por ser “voluntárias” mas que na verdade são induzidas por pessoas “piedosas e preocupadas com a salvação de almas”. Por veces penso que qualquer dia desses vão e inventar o “Lava jato espiritual” para lavar os pecados e dar “Um encerado brilhante na sua alma pelo melhor preço da praça”
A música assim como a palavra ou a escrita pode ser para unir as pessoas quando usadas corretamente com idéias pacíficas e progressivas, ou pode ser um chamado a violência e as armas, porém as armas são fabricadas de aço e plástico e a munição delas e de diversos produtos combinados quimicamente, porém essas armas tem um gatilho imóvel que é acionado pelo homem, então a verdadeira arma é a mente humana pois arma física não é acionada sozinha a não ser que esteja programada mas se estiver foi programada pelo homem cuja intenção era matar ou provocar destruição. Os soldados nos quartéis cantam canções sobre honra dever e batalhas e estas canções não são pacíficas são para sublimar o soldado a luta (como diz a canção de Geraldo Vandré “morrer pela Pátria viver sem razão”). O que ocorre ainda em muitos paises.
Quando personalidades da música ou do teatro e do cinema vão entreter tropas em lugares de combate, com certeza que não vão para fazê-los desistir da luta mas sim para que seu moral melhore e continuem a lutar, por quê? Porque essas são as regras estabelecidas e quem as descumprir sofrerá as conseqüências. O mundo é assim porque queremos que ele seja assim mas se nós quisermos mudá-lo nos uniremos e ninguém poderá nos impedir, mas isto só pode ocorrer quando nós entendemos que somos donos das nossas vidas e que temos respeito pela vida dos outros.
O que será que ocorreu na década de 80 até a virada do milênio e como o terror do fim do mundo influiu nas pessoas? Porque a inteligência das pessoas pegou o caminho do progresso totalitarista em termos individuais? E porque a razão das pessoas se voltou praticamente para uma espiritualidade equivocada cuja meta parece formar um futuro sem base no presente? Porque a violência da década de 80 para cá triplicou? Assim como milhares ou talvez mesmo milhões de pessoas desenvolveram um “fervor religioso” cuja meta aparentemente é se dedicar a querer “salvar as almas dos desviados da palavra de Deus”?.
Será que o medo do inferno bíblico quando passarem para o outro lado da vida se instalou nas suas mentes como uma ameaça real? Ou será que o entendimento humano está passando por uma turbulência pisiqica-moral que o projetou em um complexo labirinto de incertezas e não consegue encontrar a saída? Ou será que nós estamos querendo criar um modelo de espiritualidade independente afastando ou ignorando os princípios e regras que Deus dá a todos os espíritos quando nascem? Ou será que nós somos além de cegos, arrogantes? Porque não queremos parar para escutar o nosso próprio Eu?.
Será que o Libre arbítrio passou a ser moeda de troca? Mas porque na realidade nós recusamos a ter um pouco de humildade para pedir a ajuda da Luz? Duvidamos do amor de Deus porque Ele nos dá o que nós precisamos mas não nos dá tudo o que nós queremos? Será que não entendemos que caímos em um buraco e em vez de pedir ajuda para sair continuamos cavando mais fundo para tentar sair? Porque não queremos entender o que devíamos ao certo fazer aqui neste planeta? Vamos acordar de nosso pesadelo!.
Vamos tentar corrigir esses desequilíbrios e evitar que eles nos destruam!. Parece que os ser humano não entende que ele sempre terá uma oportunidade de se corrigir mas para tanto tem que querer e fazer. Temos que deixar de somente valorizar a nossa dor e de desprezar a dor de nossos semelhantes. Se for realmente que nós nos amamos e dizemos ser filhos de um Deus Vivo devemos agir como tais e não como opressores de nossos irmãos. Devemos de também entender que mesmo acabando com 99% da vida no nosso planeta não conseguiremos mudar absolutamente nada perante um Universo infinito mas sofreremos as conseqüências de tal ato insano e aterrador. Perdoar não quer dizer esquecer perdoar e dar mais uma chance!!

Nenhum comentário: