sábado, 23 de agosto de 2008

As doenças terminais

As pessoas quando se fala em doenças terminais, entendem como uma doença física que não tem cura pela Medicina atual, e isto e um fato sem sombra de duvidas. Mas há muitas maneiras de ver tal realidade e o que sentem esses doentes e o que as pessoas sadias acham que os doentes sentem, este capitulo e apenas uma maneira de ver tais situações sem querer ferir sentimentos de quem quer que seja, e especialmente de quem está passando por tal difícil prova, portanto entenda-se como uma teoria e uma maneira de ver do escritor, o qual já se viu em uma situação semelhante, mas conseguiu sair apenas com algumas seqüelas físicas, mas que não atrapalham sua qualidade de vida.
O doente terminal tem seus propios sentimentos, assim como suas maneiras de administrar a dor, e em muitos deles a esperança de que surjam novos remédios e que a cura seja possível, mas ningém pode avaliar o estado psíquico e mental em que cada um deles se encontra, mas as pessoas de fora tendem sempre a perguntar seu estado, porem não acreditam nas respostas por entenderem erroneamente que o doente está mentindo, ou que está diminuindo ou aumentando seu estado clinico e mental. Aí, pergunto, se as pessoas não acreditam nas respostas, por que perguntam? Sentido mórbido? Para ver o quanto sofrem mas tentam ocultar de acordo com eles? Sabor de vingança de vê-los naquelas condições? Poder colocar o dedo na ferida? Ou e apenas piedade por essa condição? Difícil, não e?.
Não entanto essa moeda não tem apenas dois lados, ela e multifacetada, a exemplo, uma pessoa com doença terminal e com medo de morrer, e praticamente uma pessoa morta na sua mente por considerar que apenas está artificialmente viva, mas não participante da vida, pois quando o medo a neutraliza ela realmente para de sentir o fluxo da vida que ainda pulsa nos seus órgãos mesmo doentes, outros pedem pela eutanásia para acabar com o sofrimento, tem os que se tornam agressivos, os que se voltam para a religião em um desespero e temor do que poderá ser depois da morte, tem aqueles que pela propia condição são contra tudo e contra todos, porém tem também os que entendem sua condição e a aceitam como parte de suas vidas, sem revoltas e sem pieguismos ou falsas aceitações, como tem alguns que vem sua condição como uma prova a passar, e se entregam a lutar para sobreviver participando da vida dentro do possível é sem hipocrisias, apenas tentam sentir o valor da vida que os está deixando a os poucos.
Mas, quantos realmente entendem que sua doença e uma maneira de que o espírito entenda erros passados, e aprenda a evoluir se conscientizando que ele mesmo escolheu sua condição que agora vive? Quantos sentirão a presença da Luz para lhes dar força e serenidade? E quantos se revoltarão por entender que e uma injustiça? Nenhum de nós sadios saberemos, mas poderemos ajudar com nossa presença como amigos solidários lhes dando um pouco de calor humano e lhes transmitindo bondade da qual estão tremendamente carentes.
Estas são experiências que por veces podem mudar o rumo de nossas vidas através da reflexão, e entendendo que poderia ser um de nós ou que poderá vir a ser, se esse for o marcado antes do nosso nascimento, mas claro que isso e para quem tem uma idéia favorável a entender que nossos erros nós temos que consertar, mas que a vida pode nós envolver tanto que só sentimos nossa missão quando vemos algo que desperta e reclama por solução. Quando será que entenderemos que nossas vidas físicas e o que vai ocorrer na nossa vida foi nós mesmos que escolhemos? Mas perguntarão como se não temos lembrança? Bom, imagine que você foi um guerreiro na sua vida passada, e agora esta encarnado vivendo, mas sua missão escolhida está parada ou alterada por sua vontade, mas você veio para aprender, consertar erros e poder evoluir, porém se você tivesse lembrança da sua vida passada e claro que não cometeria erros por saber que eles te prejudicariam, mas serias livre? Não, não serias pois por saber de antemão não conseguirias evoluir, e tua vida apenas seria governada pelo medo e o egoísmo, e onde ficaria tua piedade e tua bondade de ajudar se não fosse espontânea? Acreditas que teria algum valor? Ou apenas serias uma pessoa que se engana a si propia?Pensa!!

Nenhum comentário: