sábado, 23 de agosto de 2008

A instrução nos faz ser melhores?

Para o autor será em um percentual não mais do que 10%, pois a instrução apenas nos dá conhecimentos que de acordo conosco mesmos desenvolveremos ou não, já a educação nos ensinará regras de comportamento tanto pessoal como comunitário para nos relacionar com nossos semelhantes, daí que se entende que pessoas desequilibradas com instrução tendem a ser piores, pois seu campo de alternativas se expande e os danos que podem vir a provocar serão mais severos e desagregadores se não forem impedidos, em contrapartida todos que usam os conhecimentos adquiridos para beneficio deles e dos outros, podem não atingir suas metas se a interferência dos desequilibrados for, não só mais forte, mais sim mais determinada, o que normalmente e infelizmente acostuma a ocorrer, mas porque razão?
Porque nós os subestimamos sem entender que eles são iguais a um bando de piranhas que atacam quando sentem qualquer movimento na água, e isto é uma falha no nosso raciocínio por entendermos que pessoas desequilibradas não tem capacidade para tal tipo de reação, o que é um engano de conseqüências desagradáveis e por veces fatais, a instrução nos dá conhecimentos para o bem e para o mal depende de como cada um escolher.
Se for para beneficiar, mudaremos a qualidade de vida das pessoas para melhor seja no trabalho no lazer ou nos empreendimentos coletivos ou individuais, mas quando se reverte para o negativo tudo muda para a cor cinza ou mesmo negra, causando tudo quanto é infortunio por não existir equilibrio e uma total ausencia de amor e calor humano que só degrada e nos faz chorar lagrimas amargas, em cada foco de alegria de viver estão em volta vários focos de tristeza e depressão, sempre tentando destruir ou ao menos apagar aquela luz que nos diferencia das feras (de quatro e de duas patas), nos podemos modificar esse quadro, mas para tanto temos que entender e querer mesmo modificar, com trabalho e tolerância e sem preconceitos ou criticas, apenas querer modificar e unir à ação a idéia para se tornar uma realidade.
Sem intenção união e preserverança não se consegue nada, apenas será um projeto a mais que ficará pela metade, e os que continuarem acabarão por perder o incentivo e o abandonarão em algum trecho do caminho, porém deve-se observar que cada projeto e um projeto e cada caso e um caso, e que tem situações que favorecem e outras não. Darei um exemplo baseado em eventos passados de greves em setores públicos e em contrapartida em setores de iniciativa privada, apenas para efeito de raciocínio e ponto de vista. Algum tempo atrás teve uma greve no setor publico da educação, e ficou marcada por durar vários meses, isto desestabilizou o ensino e os estudantes das escolas atingidas, aqui não se quer dizer quem está certo ou errado, mas sim ver tendências partindo do principio que greve e um direito adquirido e esse setor de ensino paralisou as atividades, mas não aceitou ficar de greve e não receber salário, a atitude foi baseada em que pela lei não poderia ser demitido, e isso já foi uma vantagem que o setor privado não tem, fora os motivos qual terá sido a intenção oculta? Perguntando, foi de algum beneficio para as crianças que estudavam no setor publico? Por que não se procurou uma solução que minimizasse o impacto negativo? Acredito que foi porque não teria retaliações, coisa que no setor privado seria inevitável, mas somente pergunto,foi abuso? Foi indiferença? Foi legal? Qual o ponto de vista e a intenção que não veio à tona? O exemplo dá para entender o que e intenção? Sem querer julgar quem quer que seja? Entenda-se que este exemplo foi um fato acontecido e que não pode ser revertido, mas pode ser um ponto de reflexão neutro para quem o quiser.
A base do capitulo e “a instrução nos faz melhores, ou e a intenção que nos faz melhores ou piores”? São os princípios ou a instrução? A instrução dá conhecimentos para nosso desenvolvimento no trabalho, mas será que só isso nos faz ser melhores como pessoas? Será uma religião ou crença? Será uma doutrina ou um ideal? Ou será nossa reflexão e amadurecimento que nos dará a resposta? Poderá ser a ilegalidade marginal? Poderá ser uma arma letal como instrumento de um justiceiro? Uma limpeza étnica? O que faz com que cada um seja melhor ou pior? As perguntas estão aí, cada um dirá se o quiser e qual pode ser a resposta.

Nenhum comentário: