quinta-feira, 28 de agosto de 2008

As linhas espirituais

Este capítulo é apenas uma maneira de ver os múltiplos sistemas de como as linhas espirituais praticam seus cerimoniais, mas deve de ser entendido o porquê das diversas maneiras de fazê-lo, todos os paramentos objetos e o uso deles assim como ferramentas e a expressão corporal do médium esteja com uma entidade incorporada ou não, são fruto do ensino da tradição e quase na sua totalidade de como o chefe da casa o vê, que geralmente é uma maneira de preservar a cultura de sua origem, (não tendo nada a ver com conhecimento ou evolução) outras maneiras são seguidas por indução ou para os outros ver que ali existe uma coisa diferente e que só aqueles que a praticam tem o conhecimento do por que.
Outros o fazem por pura vaidade ou quando não há vaidade é apenas ignorância de que se não for assim será castigado (a), mas por trás dessa demonstração de dança de maneirismos e de tudo quanto se pratica pode ter razões que não tem nada a ver com prática espiritual mas sim como efeito visual, não vou entrar em detalhes sobre os assuntos internos ou maneiras de ver de seus praticantes ,apenas entendo que segundo os guias vão evoluindo junto com os médiuns todos esses cerimoniais vão sendo deixados de lado, pelo simples fato de que a evolução lhes mostra que nada disso é necessário, mais entenda-se que não é porque o dono da casa fala que a pratica determinada por essa linha tem de ser assim, também pode simplesmente não ser nada disso que ele afirma, pois a bem da verdade ninguém é obrigado a provar nada e portanto fica a critério dos seguidores ou freqüentadores entender e aceitar, ou não entender e não aceitar, pois tudo o que se pratica espiritualmente vai apenas da intenção positiva ou negativa de como se pratica, tanto a doutrina quanto os trabalhos ou o tipo de informação divulgada, tanto para os praticantes quanto para os seguidores ou freqüentadores.
E isto o que estou esclarecendo sobre práticas espíritas no sentido literal da palavra, vemos isto em diversas religiões seitas e tudo o mais que diz viver devotado a esse mister, o catolicismo com as suas cerimônias seus paramentos e tudo mais que é usado, os protestantes seguem também por suas regras e os budistas a mesma coisa, os muçulmanos também com seus cerimoniais suas regras e suas leis e isto vai de acordo como for interpretado, entendendo que no Cristianismo ha. muitas ramificações e que cada uma segue seus cerimoniais e a sua maneira de fazer, mas porque geralmente uns atacam os outros? O que uns têm de diferente dos outros a não ser sua maneira de fazer?
Mas a bem da verdade entendo que cada um deveria de seguir seu caminho e não tentar interferir ou dificultar o caminho do outro, pois Deus não é Pai de todos? Será que Ele deu benefícios a uns e esqueceu dos outros? Será que não entendem que tudo o que é espiritual deve de ser para benefício das pessoas? E não falo de algumas falo de todas da humanidade inteira, então o porquê de tantas divisões, de tantos ataques uns contra os outros e de tanto desentendimento? Conflito de interesses? É muito provável mas também pode ser pura arrogância misturada com autoritarismo é intolerância e ao certo só eles podem dizer.
Visto tudo isto entendemos que a maioria das religiões fundadas com base no Cristianismo tem como sua coluna principal de base a bíblia sendo o Novo testamento principal e o velho testamento como base inicial de todo o seu desenvolvimento, os protestantes usam também a bíblia (e até abusam na interpretação), porém esta passou por uma reforma na figura de Martinho Lutero, o islamismo tem sua base no alcorão nas figura de seu profeta Maomé, os judeus têm como base o Tora e na sua principal figura Moisés, budistas e suas ramificações em Buda e por aí afora
Cada um se baseia nos seus princípios sejam eles verdadeiros ou não porém a verdade aqui não está em discussão e muito menos em julgamento, é apenas uma referencia histórica, nada mais do que isso, por sua vez os espíritas ou como eles mesmo se denominam “espiritualistas” 99% se baseiam nos livros de Alan Kardec como e o livro dos espíritos o evangelho segundo o espiritismo e outros dos quais saiu uma linha espiritual chamada kardecismo
Mas este sendo modificado passou a se opor por determinação de seus seguidores contra a Umbanda Candomblé e Kimbanda por meio de um preconceito, no qual são vistos como curandeiros e praticantes de magia negra, negando neles a condição de espíritas como se eles fossem os únicos espíritas, não donos somente mas sim descobridores do espiritismo e os outros fossem mistificadores que devem de ser combatidos e difamados para o bem do espiritismo, do qual eles se acham os Guardiães da verdade e os únicos porta-vozes dos espíritos de Luz. Mas será que são mesmo?
É este mapa e desanimador preocupante e conflitivo em que a maioria deles está aprofundada nas suas maneiras de ver e de entender, tal complexidade acaba se tornando instável e duvidosa por cada um falar uma coisa diferente como se fosse a verdade absoluta, é lamentável? Muito. E é confuso? Mais do que o tolerável, porém procurar as razões do porque entendo eu como uma perda de tempo que não leva a nada de útil além de que não esclarecerá nada, portanto fica a critério de cada um de ver e entender como quiser e se realmente o quiser pois cada um conduz sua vida de acordo com seus princípios e sua maneira de ver, mas só esclarecendo pode-se chegar a um denominador comum, mas será que se chega? O tempo dirá se haverá uma união ou um separatismo mais intransigente, só o rolar dos acontecimentos poderá dizer e até lá a única maneira e ver no que vai dar, pois esta intolerância criou um corpo gigantesco de proporções planetárias.

Nenhum comentário: